Museu vai integrar o Santuário Cristo Redentor

O local vai contar a história dos mais de 90 anos do monumento Cristo Redentor

Shawn Eastman Photography

Um museu que contará a história dos mais de 90 anos do monumento Cristo Redentor está em construção no quarto andar do Centro de Visitantes Paineiras, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A previsão é de que a obra seja concluída no ano de 2024.

Museu Cristo Redentor

O espaço vai reunir o patrimônio histórico, cultural e religioso deste que é um dos mais conhecidos cartões-postais do Brasil e uma das sete maravilhas do mundo. A trajetória do monumento vai ser contada por meio de fotos, vídeos, textos e outras mídias.

“O Museu Cristo Redentor é um legado da festa dos 90 anos do monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao centenário”, explicou o Pe. Omar, reitor do santuário, durante o lançamento da pedra fundamental do espaço.

Desde o ano passado foi construído um patrimônio histórico digital do Cristo a partir do Acervo Digital Colaborativo, que também será exibido no museu. O acervo conta com documentos e imagens compartilhados por centenas de pessoas por meio da internet. Toda a organização da coletânea está sob a responsabilidade do núcleo de acervo e memória do Santuário Cristo Redentor.

Santuário Cristo Redentor

Santuário do Cristo Redentor é considerado o primeiro a céu aberto em todo o mundo. A doutrina da Igreja ensina que o modelo de todo santuário é o Cristo ressuscitado.

Por isso, a Igreja se reúne no Santuário do Corcovado, como uma vez se reuniu ao redor do próprio Jesus. Mais do que representar sua imagem, o monumento traz em si a presença real do Redentor”, afirma o site oficial do Santuário.

Monumento Cristo Redentor

O monumento Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931dia da Festa de Nossa Senhora Aparecida. A estátua fica no alto do morro do Corcovado e possui 38 metros de altura (incluindo os oito metros de pedestal) e 1.145 toneladas.

Em nota, a Arquidiocese do Rio de Janeiro afirmou que após a abolição da escravatura (em maio de 1988), a Princesa Isabel recusou a sugestão para que fosse construído um monumento em sua homenagem. No entanto, “ordenou a construção de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus que, para ela, era o verdadeiro redentor dos homens“.

Confira a reportagem da TV Aparecida sobre os 90 anos do Cristo Redentor:

Artigo anterior15 de agosto: A Assunção de Maria
Próximo artigoMorre, aos 90 anos, bispo Dom Ângelo Domingos Salvador, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos