A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa das duas visitas pastorais que o Papa fará a Assis, no dia 24 de setembro, para o evento Economia de Francisco, e a Matera, em 25 de setembro, para o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional.
Foi divulgado, nesta sexta-feira (08/07), o programa das visitas pastorais do Papa Francisco às cidades italianas de Assis e Matera. O Pontífice participa dos eventos de uma Igreja viva que desenvolve e dá vida a iniciativas, das quais podem surgir respostas às crises e emergências que estamos vivendo.
O programa de Assis
Como parte do programa “Economia de Francisco”, o Pontífice estará em Assis no dia 24 de setembro para um evento que olhará de forma particular para os jovens. O Santo Padre chegará à cidade da Úmbria por volta das 9h30 e será recebido por três jovens participantes da iniciativa, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, pelo arcebispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e bispo de Foligno, dom Domenico Sorrentino, pelas autoridades civis, e pelo economista Luigino Bruni, um dos promotores da Economia de Francesco junto com a irmã Alessandra Smerilli, e a doutora Francesca Di Maolo. Em seguida, no Pala-Eventi de Assis, o encontro do Papa com os jovens. Haverá um momento teatral artístico. Depois, oito jovens contarão suas experiências. Por fim, o discurso do Papa, a leitura e assinatura do Pacto entre Francisco e os jovens. No final da manhã, o Papa retorna ao Vaticano.
O programa de Matera
No dia seguinte, 25 de setembro, o Papa estará em Matera, onde chegará de helicóptero por volta das 8h30. Na cidade lucana das “pedras” se concluirá o 27° Congresso Eucarístico Nacional. Francisco receberá as boas-vindas do presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Matteo Maria Zuppi, e autoridades locais, civis e religiosas. Logo depois, na catedral, haverá o encontro do Pontífice com os deslocados e refugiados. A eles e a todos os presentes as palavras de saudação do Papa. Outro momento importante do dia de Francisco em Matera será a concelebração eucarística, presidida pelo Santo Padre, que será concluída com o Angelus. Por fim, antes do retorno ao Vaticano previsto para as 14h, haverá a visita de Francisco ao Refeitório da Fraternidade, dedicada a dom Giovanni Mele, que o Papa abençoará e inaugurará.