Realizada a 32ª Romaria Vocacional ao Venerável Frei Salvador Pinzetta em Flores da Cunha (RS)

Os formandos capuchinhos das etapas formativas do Aspirantado, Postulado, Noviciado e Pós-noviciado estiveram presentes no encontro

Assessoria de Mídia do RS

No domingo, dia 19 de junho, no Eremitério em Flores da Cunha/RS, aconteceu  a 32ª Romaria Vocacional ao Venerável Frei Salvador Pinzetta. A Romaria deste ano tinha como tema 50 anos da morte de Frei Salvador: Que Ele nos inspire a viver a “Identidade, pertença e missão”. Após dois anos sem a realização, a atividade contou com a presença de milhares de devotos e romeiros vindos de diversas cidades.

Durante a manhã aconteceram duas Missas e a benção da saúde no Eremitério. As caravanas chegaram a partir das 7h e foram recepcionadas pela comunidade florense e os Capuchinhos, com um café e após puderam visitar a Igreja Matriz onde está sepultado frei Salvador, além de ver os tapetes de Corpus Christi e conhecer a cidade. Ao meio dia aconteceu o almoço partilhado, sendo um momento bonito de integração e fraternidade. A partir das 13h30min os romeiros iniciaram a caminhada até o Eremitério, no trajeto que realizava frei Salvador. No decorrer da caminhada houve momentos de oração, reflexão, música e paradas no caminho. Ao chegarem ao Eremitério, aconteceu a bênção da saúde realizada pelos freis capuchinhos.

Às 15h aconteceu a Missa que foi presidida pelo Vigário Provincial frei Evaldo Valdir de Freitas, OFMCap e concelebrada por diversos frades que vieram das fraternidades capuchinhas. Na sua homilia frei Evaldo destacou que o Evangelho dizia que Jesus estava rezando, com os seus discípulos num lugar retirado. Portanto Jesus e os discípulos iam para o Ermo, lugar separado, eremitério, para estar à escuta da voz de Deus Pai, em seus corações e disse ainda que assim fazia Frei Salvador, assim estamos fazendo também nós. Continuou dizendo que a segundaª Leitura, afirma que, pelo Batismo, fomos “revestidos de Cristo”.

Por isso, devemos renunciar à vida velha do egoísmo e do pecado, para viver a vida nova da entrega a Deus e do amor aos irmãos e que frei Salvador, viveu a graça do batismo.  Certamente, antes do ingresso com os freis e tornar-se um religioso. Mas foi na vocação religiosa franciscana capuchinha que ele realizou seu propósito de vida e missão:  Estar num caminho de santidade; ser discípulo autêntico e fiel a Cristo. Buscou com todo o coração, sua alma, suas forças, ter os mesmos pensamentos e sentimentos de Cristo. Viveu revestido de Cristo, do jeito franciscano de ser: “Tendo Jesus no coração; Jesus nos lábios, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus nas mãos” (1Cel 115).

Prosseguiu falando que no Evangelho, Jesus provoca os discípulos perguntando sobre sua identidade e missão: Que diz o povo; quem eu sou? Frei Evaldo recordou que frei Salvador seguiu o caminho do discipulado renunciando a si mesmo, tomando a sua cruz, percorrendo um caminho de santidade pela oração, pelo serviço como Ministro da Eucaristia, na visita aos doentes, na solidariedade, nos serviços cotidianos. Concluiu dizendo que Jesus disse: “Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem a perder, por minha causa, esse se salvará”. Refletindo que com muita naturalidade do cotidiano, como extrema simplicidade de vida, frei Salvador; “perdeu”, ou seja, gastou sua vida pela causa do Reino de Deus, afirmando “Sou o que sou diante de Deus”. De um jeito humilde, talvez despretensioso, respondeu pelo testemunho silencioso, pela vida e prática que levava: Jesus é o Cristo de Deus. O Messias é o meu salvador. Frei Salvador, tinha uma intensa sabedoria de Deus, fruto das relações cotidianas com os outros, das coisas ordinárias da vida, de oração, de trabalho e do trabalho pastoral e solidário.

Convidou ainda a cada um a realizar o chamado vocacional, com alegria e fidelidade no discipulado de Cristo percorrendo num caminho de santidade de vida, no amor à Eucaristia e a oração, na piedade mariana e também no cotidiano da família, na comunidade eclesial, no trabalho, nas relações sociais, no serviço solidário para com os mais necessitados.

O Coordenador do Eremitério Frei Salvador Pinzetta frei Edson Cecchin avaliou de forma muito positiva a Romaria destacando a grande quantidade de romeiros e romeiras que estavam presentes e que passaram pelo Eremitério ao longo da semana e principalmente no domingo. Disse ainda que ao conversar com as pessoas sentiu que foi acertado ter um dia específico somente para a Romaria, podendo assim dedicar maior atenção e cuidado aos presentes. Em relação às demais celebrações, novenas e bênçãos  também foram muito bem organizadas. Concluiu dizendo que: “Isso nos deixa feliz pelo retorno e reconhecimento, tudo isso foi possível porque os leigos se organizaram junto com os frades, aceitaram o desafio e também com a presença dos pós-noviciado que foi muito especial e que foi recordado com muito carinho pela comunidade, pela presença  nas bênçãos, celebrações e convivência. Diante de tudo isso é uma avaliação muito positiva. Algumas pessoas disseram: “Frei foi uma Romaria de grande expressão de fé, a gente sentiu isso”.

Os formandos capuchinhos das etapas formativas do Aspirantado, Postulado, Noviciado e Pós-noviciado estavam presentes no encontro. Esta foi a primeira vez que a Romaria aconteceu em dia diferente da Festa de Corpus Christi.  Ao final da Romaria aconteceu a bênção e distribuição das hortaliças e pães como forma de recordar o gesto que frei Salvador realizava.

Oração ao Venerável Frei Salvador Pinzetta

Ó Deus, que vos revelais aos simples e pequenos, ouvi a oração que vos fazemos por intercessão de Frei Salvador. Concedei-nos a mesma fé e boa vontade, a mesma simplicidade de vida, o mesmo espírito de oração e serviço. Dai-nos olhos limpos e coração puro, para perceber, como ele percebia, a vossa presença nas pessoas e no mundo. Glorificai-o, aqui na terra, com a glória dos santos, e dai-nos, por sua intercessão, as graças de que necessitamos. Amém.

::Conheça mais sobre Frei Salvador Pinzetta acessando o site aqui

Artigo anteriorCapuchinhos realizam Encontro Nacional de Patrimônio e Bens Culturais em São Paulo
Próximo artigoBrasileiros desenvolvem aplicativo oficial do beato Carlo Acutis