Vídeos visam contribuir para a formação de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista
Canção Nova, com CNBB
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos para auxiliar nos itinerários formativos de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista.
Segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, a proposta é que os catequistas assistam aos vídeos em grupo ou em casa para que depois possam refletir com a coordenação da equipe de formadores da sua diocese ou paróquia.
Ele explica que serão disponibilizados gradativamente 12 vídeos para ajudar as coordenações de catequese neste caminho formativo.
“É importante salientar que vamos seguir o caminho formativo do ser do catequista (formação humana e cristã – dimensão vocacional); o saber (catequista como testemunha e guardião da memória de Deus); o saber fazer (catequista como mestre e mistagogo)”, disse.
Os vídeos acompanham os temas indicados no subsídio publicado pelas Edições CNBB. “A Comissão com a ajuda de bispos e peritos em catequética elaborou este precioso material que deseja ajudar as arquidioceses e dioceses no processo formativo de seus catequistas em vista da instituição do ministério”, comenta o sacerdote.
Como vai funcionar
Padre Jânison também destaca que neste itinerário é importante a boa convivência no grupo de catequistas e comunidade, além da capacidade de discernir a vontade de Deus em sua missão de transmitir a fé.
A assessora da Comissão, Mariana Venâncio, explica que no subsídio estão os critérios para o discernimento de quem serão os catequistas instituídos como ministros e também dois itinerários formativos: um para catequistas atuantes e o outro para catequistas iniciantes.
“No itinerário dos atuantes, prometemos uma série de vídeos para auxiliar no processo e são esses os vídeos que lançaremos a partir de então”, explicou.
Os 12 vídeos serão colocados à disposição dos interessados. Eles estarão disponíveis no canal Catequese do Brasil, no YouTube, e nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). Confira o primeiro vídeo, intitulado “Introdução ao ser do Catequista”: