Em imagens: os anjos mais lindos do mundo

Da Cidade do México a Kiev: um passeio por cidades que têm lindas estátuas de anjo

Shutterstock | chiakto

Por Maria Paola Daud / Aleteia

Os anjos são criaturas espirituais que glorificam incessantemente a Deus e servem aos seus desígnios salvadores com outras criaturas:

Ad omnia bona nostra cooperantur angel” (Os anjos cooperam em todo bom trabalho que fazemos) – Santo Tomás de Aquino, S. Th., 1, 114, 3, ad 3

As representações desses seres espirituais tão importantes na vida do cristão surgiram desde os primórdios da Igreja, como podemos ver nas catacumbas de Santa Priscila.

As imagens, entretanto, foram mudando ao longo dos séculos e refletem diferentes estilos artísticos.

Uma vez que os anjos são nossos protetores, muitas cidades importantes têm a estátua de um anjo como seu patrono.

As imagens dos anjos

Algumas dessas imagens são claramente cristãs e outras são a representação da “Vitória”, uma imagem inspirada na mitologia grega, na Nice.

É por isso que no Renascimento, que de certa forma é também um “renascimento” da cultura grega, várias imagens de anjos começaram a surgir.

Anjos em forma humana, assexuada; anjos em forma de criancinhas rechonchudas; anjos místicos de formas incertas e também os anjos “não tão bons”, os “caídos”. Todos presentes na arte, todos presentes na experiência humana.

Na galeria abaixo você verá as diferenças em várias estátuas importantes e lindas presentes em várias cidades ao redor do mundo.

E se você quiser saber um pouco mais sobre esses seres espirituais, recomendo que leia a parte do Catecismo da Igreja Católica dedicada a eles. Além disso, o acervo da Aleteia está repleto de bons artigos sobre os anjos. Clique aqui para ler.

►►Abrir a galeria de fotos

“Na perfeição da sua espiritualidade os Anjos são chamados desde o início, em virtude da sua inteligência, a conhecer a verdade e a amar o bem que verdadeiramente conhecem e de uma forma mais completa e perfeita do que aquilo que lhe é possível”
João Paulo II, Audiência Geral, 23 de julho de 1986
Artigo anteriorSanto do dia 4 de dezembro: São João Damasceno
Próximo artigoCantalamessa: não pode ter Deus por pai quem não tem o próximo como irmão