Hoje a maratona de orações promovida pelo Papa faz uma parada no Santuário francês de Lourdes onde a Virgem se apresentou como a Imaculada Conceição. Intenção especial pelos médicos e enfermeiros. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News
Jane Nogara – Vatican News
Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho. Hoje dia 18 de maio, a oração do Terço será no Santuário de Lourdes, na França, com intenção especial pelos médicos e enfermeiros. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.
Santa Bernadete
Sem dúvida Lourdes é um dos santuários marianos mais conhecidos no mundo. Hoje a maratona de orações desejada pelo Papa para invocar o fim da pandemia tem como coração esta pequena cidade dos Pirineus franceses onde em 11 de fevereiro de 1858 a Virgem apareceu a primeira de dezoito vezes (a última em 16 de julho do mesmo ano) a Bernadete Soubirous, catorze anos, primogênita de sete filhos, nascida em uma família humilde. Analfabeta, doente, a jovem mostraria ao longo dos anos um temperamento duro e um caráter de ferro, enfrentando sofrimentos físicos e calúnias com coragem e grande fé. Ela entrou para as Irmãs da Caridade e morreu em 16 de abril de 1879, aos 35 anos de idade. Pio XI a proclamou santa em 8 de dezembro de 1933. Uma data não aleatória, dado que a Virgem se apresentou a Bernadette como “A Imaculada Conceição”, que é celebrada precisamente em 8 de dezembro.
A Basílica
No local das aparições, na área da gruta de Massabielle, foi construída uma igreja primitiva inaugurada em 1866, enquanto que a conclusão da primeira basílica data de 1871, seguida por uma segunda em 1901. Por fim, em 1957, foi construída a basílica de São Pio X, capaz de acomodar mais de vinte mil pessoas.
Os milagres
Imediatamente o santuário francês tornou-se o destino das peregrinações dos doentes e sofredores, de tal forma que no dia 11 de fevereiro, aniversário da primeira aparição, a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente. Ao longo dos anos houve muitas curas devido à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes. A Igreja reconheceu 70 deles como milagrosos. Mais de 80% dos casos envolvem mulheres. A maioria dos curados venceu a doença após o contato com a água de Lourdes.