Estes 3 sacramentais são meios pelos quais Maria ajuda seus filhos a encontrar a salvação e a santidade
Os sacramentais fazem parte da Igreja desde o seu início. São sinais sagrados, através dos quais se obtêm efeitos espirituais. O Catecismo da Igreja Católica aborda a questão:
“A Santa Mãe Igreja instituiu também os sacramentais. Estes são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida”(CIC, 1667).
Água benta, medalhas e crucifixos são exemplos de sacramentais que foram instituídos após grande valor espiritual que tiveram na vida de santos e da própria Igreja.
Uma reportagem publicada pelo site A12 lembra os três poderosos sacramentais instituídos por Nossa Senhora:
O ROSÁRIO
Em suas aparições, Nossa Senhora pediu várias vezes que os fiéis rezassem o Rosário. Uma das primeiras vezes foi no ano de 1214, quando São Domingos de Gusmão suplicava pela conversão dos hereges que faziam guerra contra os cristãos. Maria apareceu a ele e disse: “Eu quero que você saiba que, neste tipo de guerra, a arma tem sido sempre a saudação angélica, que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quiser alcançar estas almas endurecidas e conquistá-las a Deus, espalhe esta oração” e entregou-lhe o Rosário.
O ESCAPULÁRIO
Foi São Simão Stock que recebeu esse sacramental das mãos de Nossa Senhora, em 1251. Trata-se de duas pequenas estampas em pano unidas por um cordão, que se tornou um grande sinal de devoção à Virgem Maria. Ela disse ao carmelita: “Recebe, meu filho amado, este escapulário para tua Ordem. É um sinal especial do meu favor, que eu obtive para ti e para teus filhos do Carmelo. Quem morrer usando-o deve ser livrado do fogo eterno. Ele é o emblema da salvação, um escudo em tempo de perigo e um penhor de paz e de proteção especial”.
A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi quem recebeu o terceiro sacramental da Virgem Maria. Aparecendo à freira, Nossa Senhora lhe mostrou uma medalha, com detalhes específicos na frente e na parte de trás. A medalha é como um testamento para o papel de Maria na história da salvação e é especialmente associada com o dogma da Imaculada Conceição. Disse Nossa Senhora das Graças à religiosa: “Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Aqueles que a usarem receberão grandes graças, especialmente se eles usarem-na ao redor do pescoço. Agora ela deve ser dada ao mundo todo e para cada pessoa”.
Com informações de A12