Live será na Gruta Nossa Senhora de Lourdes com músicas, orações, homenagem aos mortos pela COVID-19 e pedido de doações para famílias carentes
Emilton Rocha / Arte: Frederico Araújo
Neste sábado, 30 de maio, às 20h, o Santuário Basílica de São Sebastião estará homenageando Nossa Senhora com um grande evento denominado “Tributo a Maria”, ocasião em que haverá a coroação da Mãe de Jesus, orações e músicas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.
Com duração de cerca de uma hora e meia, a apresentação terá canções populares católicas simultaneamente a apresentações dos movimentos (Terço dos Homens, Confraria Nossa Senhora das Dores, Círio de Nazaré, Congregação Mariana, etc) que têm a devoção mariana com tema principal. A realização será ambientada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na parte externa da Basílica.
Segundo Hugo Antunes, da Pastoral da Música, os integrantes da parte musical são: ele próprio, um baixista, uma voz e um baterista.
“A live é em encerramento do mês mariano e que tem como um dos objetivos arrecadar doações de alimentos para as famílias necessitadas” – informa Frei Otaviano Salvador, um dos organizadores. “Iremos receber doações em tempo real através do nosso WhatsApp e do nosso telefone (21 98247-2737)”. As doações também poderão ser feitas através do QR code disponibilizado durante a transmissão.
O Tributo a Maria terá dois momentos inéditos: o primeiro é uma homenagem a todos os falecidos pela COVID-19, cujos nomes deverão ser enviados até sábado, ao meio-dia, para o telefone da igreja [número acima]. O outro momento é uma surpresa preparada pelos frades.
“Iniciamos o mês de maio com um grande evento [Concerto Mariano] e logo percebemos a necessidade de também concluir este mês com todo ardor e motivação” – lembra Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco da Basílica. “E assim seguiremos em frente, com as bênçãos e proteção de Nossa Senhora. Vamos divulgar e participar!”
Ele afirma que “o mês de maio nos convoca espiritual e afetivamente à devoção a Nossa Senhora, como que reunindo todas as devoções existentes numa maneira única de agradecimento a Deus por nos ter dado por Mãe a sua própria Mãe”.
“E neste período de isolamento social” – prossegue –, “distanciamento e quarentena por conta da COVID-19, encontramos nas pessoas, paroquianos, benfeitores, amigos e familiares que estão sempre presentes conosco, acolhimento nos recursos que dispomos atualmente e que estamos buscando aperfeiçoar e melhorar no seu manuseio para manter a disposição e capacidade de evangelizar”.