Concerto mariano na Basílica marca o início do mês dedicado a Nossa Senhora

Apresentação será nesta sexta-feira, 1º de maio, às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais

Feliz aniversário, Hugo (2)
Hugo: músicas sacras e populares com temática mariana

Por Emilton Rocha

Nesta sexta-feira, 1º de maio, início do mês de Maria, o Santuário Basílica de São Sebastião estará oferecendo aos paroquianos um concerto mariano, com duração de uma hora – com início às 19h30 e transmissão ao vivo pela Pascom (Pastoral da Comunicação). A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

A apresentação será de Hugo Antunes (Pastoral da Música) no violino, acompanhado por um pianista e, possivelmente com uma participação especial do irmão Hamilton. Formado em Administração Pública pela Unirio, “toca o instrumento com precisão cirúrgica”, conforme escreveu o jornal O Globo, em alusão ao seu trabalho em hospitais. Com cursos técnicos de piano e violino pelo Conservatório Brasileiro de Música, Hugo diz que é na música que ele se realiza. O evento será transmitido pela página da Basílica no Facebook e pelo Youtube.

O repertório será composto de músicas sacras e populares, mas todas voltadas para a temática mariana, como “Maria Maria”, de Milton Nascimento e “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos.

Um dos objetivos do concerto é marcar o início do mês Mariano – daí a apresentação ser no primeiro dia de maio – e oferecer uma opção de entretenimento para os paroquianos que estão confinados em casa devido à pandemia da COVID-19, e que têm acompanhado as celebrações da igreja pelas redes sociais.

CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA

Como milhares de pessoas que estão impedidas de trabalhar devido à pandemia, Hugo, que lida com eventos diz que suas atividades profissionais estão paradas e “sem perspectiva de retorno por enquanto, porque quando o confinamento for liberado vão ocorrer algumas restrições como as aglomerações”. “Os eventos vão ter de esperar um pouco mais” – diz. O seu trabalho no projeto de humanização do atendimento em hospitais da Rede D’Or também foi suspenso durante a pandemia. No momento, o Crematório e Cemitério da Penitência é o único lugar onde ele continua trabalhando nesse projeto. “Lá no cemitério, justamente para tentar amenizar este momento de dor que muitas pessoas estão tendo por não poder velar seus parentes ou então velar com caixões fechados.”

Para Frei Jorge de Oliveira, reitor da Basílica, a proposta de um concerto musical tem um significado especial nesse momento “em que estamos na ‘quarentena-isolamento’ social, como forma de aproximação e apoio para todos nós, somando-se a outros momentos de oração transmitidos pelas redes sociais.” “Na coordenação e execução do maestro Hugo Antunes, com certeza será mais uma atividade a nos alimentar e fortalecer nesses tempos tão difíceis. Participe conosco, divulgue e convide seus familiares e amigos!”

Artigo anteriorO que a Igreja faz em tempos de coronavírus?
Próximo artigoCardeal comenta julgamento do STF sobre símbolos religiosos em prédios