Música ao vivo, brincadeiras, quadrilhas e comida gostosa garantem duas noites divertidas e agradáveis
Por Emiton Rocha
A partir de junho, as festas juninas estarão por toda parte na cidade, se estendendo até mesmo pelo mês de julho. O Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos estará realizando, nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, a sua concorrida festa junina. Serão dois dias de muita alegria, comida gostosa, barraquinhas diversas, música ao vivo e quadrilhas de crianças e de adultos que animarão ainda mais o Arraiá dos Capuchinhos, no pátio da igreja, na Tijuca.
Tudo o que não pode faltar numa festa caipira, você terá à sua disposição: música animada ao vivo, quadrilhas, barracas, pula-pula, pescaria, caldos, canjicas, pastel de forno, pizzas, salsichão, churrasquinho, tapioca, doces, cachorro quente, entre outros atrativos.
A festa tem início a partir das 16h. Venha e traga a família. É diversão garantida, com certeza!
Colaboração dos paroquianos
Assim como nos anos anteriores, solicitamos a colaboração dos paroquianos para que retirem os papeizinhos que estão sendo distribuídos ao final das missas, contendo uma doação a ser entregue até o dia 4 de junho.
Inscreva-se para participar da nossa Quadrilha
Os interessados em participar da nossa Quadrilha de São João estão convidados a comparecerem às quartas-feiras, às 19h30, para os ensaios no pátio da igreja, à rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.
A origem das festas juninas
No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabemos que, além daquilo que tipifica tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas), há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro.
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas (como a pamonha), as danças, o uso de instrumentos musicais (como a viola caipira) nas festas, etc., tudo isso reflete milênios de tradições diversas que se imbricaram.
ARRAIÁ DOS CAPUCHINHOS 2017
Dias: 10 e 11 de junho
Horário: a partir das 16h
Local: pátio da Basílica
Endereço: Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – Informações: 2204-7900 (opção 3)