Vaticano anuncia tema para o Dia Mundial da Paz de 2026

O Papa Leão XIV discursa aos peregrinos durante sua audiência geral em 30 de julho de 2025, na Praça de São Pedro, no Vaticano. | Crédito: Mídia do Vaticano

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI, que o propôs em 8 de dezembro de 1967, solenidade da Imaculada Conceição.

Por Nicolás de Cárdenas / Catholic News Agency

“A paz esteja com todos vocês: rumo a uma paz desarmada e desarmante” será o tema do Dia Mundial da Paz de 2026, anunciou o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano em 26 de agosto.

Este tema, segundo um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, “convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra, a abraçar uma paz autêntica, baseada no amor e na justiça”.

A declaração prossegue: “É uma paz desarmada — isto é, não baseada no medo, em ameaças ou em armas; e desarmante, porque é capaz de dissolver conflitos, abrir corações e gerar confiança, empatia e esperança. Não basta invocar a paz; ela deve ser incorporada em um estilo de vida que rejeite todas as formas de violência, visíveis ou estruturais.”

“A saudação de Cristo ressuscitado, ‘A paz esteja convosco’ (cf. Jo 20,19), é um convite a todos — crentes, não crentes, líderes políticos e cidadãos — para construir o Reino de Deus e construir juntos um futuro humano e pacífico”, conclui a declaração.

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI, que o propôs em 8 de dezembro de 1967, solenidade da Imaculada Conceição. A Igreja o celebrou pela primeira vez em 1º de janeiro de 1968, solenidade de Maria, Mãe de Deus.

A observância ocorreu em meio à Guerra Fria, à Guerra do Vietnã e outros conflitos.

Esta matéria foi publicada originalmente pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA. Foi traduzida e adaptada pela CNA.

Artigo anteriorSanto do dia 27 de agosto: Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho
Próximo artigoÉ pecado não acreditar na Virgindade perpétua de Maria?