A saudação pascal é uma tradição que “não deve ser perdida”, pois é “a alegria de saber que Jesus venceu a morte ressuscitando
Como viver bem a Semana Santa? Pe. Gianfranco Castellanos Melzi, Capelão da Universidade Católica San Pablo de Arequipa, no Peru, compartilha estes 5 conselhos para que todo cristão possa acompanhar cada passo da liturgia deste tempo.
1. Diminuir as distrações: O sacerdote explicou que como são dias que constituem um caminho que vai do sofrimento e dor à alegria, é importante “reduzir tudo aquilo que impeça a reflexão e recordar o motivo pelo qual é feriado”.
2. Participar das liturgias: “Não há motivo para não participar de cada rito”, assegurou Pe. Castellanos, que argumentou que todos os lugares, todas as igrejas realizam as celebrações da Semana Santa.
3. Confissão: Também recordou que a Igreja Católica recomenda receber a comunhão pelo menos uma vez por ano na Páscoa, então, “seria importante realizar uma boa confissão durante a Semana Santa para poder se aproximar da comunhão”.
4. Jejum: Da mesma forma, a Igreja sugere, “com um sentido penitencial”, a prática do jejum e da abstinência dois dias por ano: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
5. Alegria Pascal: Finalmente, Pe. Castellanos afirmou que “os cristãos devem se cumprimentar no dia da Páscoa como no Natal”.
A saudação pascal é uma tradição que “não deve ser perdida”, pois é “a alegria de saber que Jesus venceu a morte ressuscitando, cumprindo com sua promessa de salvação”, concluiu o sacerdote.
___________
Por ACI Digital