Coroando o tríduo, Missa festiva de Nossa Senhora de Fátima nesta sexta-feira será às 18h

Nos dias do tríduo, às 17h, o Terço e a Oração de Nossa Senhora de Fátima precedem a missa

Maio é o mês que a Igreja Universal dedica à Mãe de Deus, a Bem-aventurada Virgem Maria. Este tempo é uma oportunidade para renovar o amor de todos os batizados pela Mulher que Deus, da eternidade, escolheu para dar à luz cuidar Dele. A Santíssima Virgem Maria é para sempre a Rainha do Céu e da Terra, não há santidade sem Maria porque toda Ela leva a Cristo.

O Santuário Basílica de São Sebastião concluiu o tríduo nesta quinta-feira, dedicado à Mãe de Deus, celebrações que prepararam para a festa da Virgem Maria, nesta sexta-feira, às 18h.

O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos,  Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.

História de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro e, durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.

Nossa Senhora de Fátima é também conhecida como a “Santa dos Segredos”, pois também teriam sido revelados três segredos aos pastorinhos. Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia que acabava de adotar o socialismo como regime de governo.

O terceiro, que deu origem à diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.

Aparições de Fátima

Em 13 de outubro de 1917, milhares de pessoas na Cova da Iria, em Portugal, teriam presenciado o “Milagre do Sol”, onde o astro teria dado voltas no céu.

Francisco e Jacinta morreriam jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos. Francisco e Jacinta seriam canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições.

Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil.

Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa neste dia.

Há incontáveis paróquias e capelas que a tem como padroeira e é fácil encontrar imagens da Virgem de Fátima nas igrejas brasileiras, fazendo com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.

Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz.

No Rio de Janeiro, em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima

vos dignastes revelar aos três pastorinhos

os tesouros de graças que podemos alcançar,

rezando o Santo Rosário,

ajudai-nos a apreciar sempre mais

esta santa oração, a fim de que,

meditando os mistérios da nossa redenção,

alcancemos as graças que insistentemente

vos pedimos (pedir a graça).

Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,

livrai-nos do fogo do inferno,

levai as almas todas para o céu

e socorrei principalmente

as que mais precisarem.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.

Artigo anteriorFracassa nova tentativa de tornar lei o direito ao aborto nos EUA
Próximo artigoPapa Francisco estará no Canadá de 24 a 30 de julho