Vicariato Norte promove curso de formação para a CF 2016

e2c2bf71-bd2c-4d1a-92ba-c78f0a30969b_vicariato

Vicariato Norte promove curso de formação para a CF 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE 2016) foi aberta, oficialmente, pela Igreja no Brasil, no último dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. E para destacar a relevância da Campanha, a Coordenação para a Caridade Social do Vicariato Norte, promoverá um curso de formação para a CFE 2016 para as paróquias da 1.ª forania do vicariato, no dia 24 de fevereiro, quarta-feira, das 19:00 horas, na Basílica Santa Terezinha, situada na Rua Mariz e Barros, 354, Tijuca, Rio de Janeiro.

O tema escolhido para a reflexão da CFE 2016  é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A proposta está em sintonia com Conselho Mundial de Igrejas e também com o Papa Francisco. Ambos têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial das mais pobres.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou o Texto-Base da CFE 2016, que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. Nesse tema e nesse lema, duas dimensões básicas para a subsistência da vida são abarcadas a um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Além das cinco igrejas que integram o CONIC, somaram forças também: a Aliança de Batistas do Brasil, o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) e a Visão Mundial. Outra novidade é que esta quarta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica será internacional, porque a Misereor, organização dos bispos católicos alemães para a cooperação e o desenvolvimento, integrou-se nesse mutirão.

O curso de formação da CFE 2016 destina-se para agentes de pastoral, coordenadores paroquiais e de comunidades, jovens, lideranças que trabalham com grupos e/ou movimentos ecológicos e populares e àqueles que desejam conhecer e aprofundar os temas emergentes que atingem as sociedades de hoje. Informações pelo correio eletrônico claudio_ofs@yahoo.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (21) 99188-3388, com Cláudio Santos.

Fonte: Vicariato Norte

Artigo anteriorCongresso realiza sessão solene em homenagem à CFE 2016
Próximo artigoPapa na despedida do México: “sinal de um novo amanhecer”