4 de outubro, dia de São Francisco de Assis: veja a programação

Seis missas serão celebradas durante o dia, animais de estimação receberão a tradicional bênção e exposição fotográfica fazem parte da programação

site
São Francisco de Assis e o anjo, quadro da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”. / Foto: E. Rocha

Por Emilton Rocha / Pascom

A Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos elaborou uma programação especial para festejar o dia de São Francisco de Assis. As missas serão celebradas nos seguintes horários: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e às 18h (solene). A data é também conhecida como o dia mundial dos bichinhos e muitos eventos são realizados em todo o Brasil para festejar. Às 10h30 e às 17h, no pátio, os frades estarão abençoando os animais.

Das 7h30 às 11h estará aberta, também no pátio, a exposição fotográfica “Espécies de Anjos”, da fotógrafa Fahimi Ganimi, com curadoria de Hélio Araújo.

A bênção dos animais foi estendida também para o dia 5, sábado, na Praça Afonso Pena, às 10h.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere.

Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.

22281223_1716330208399653_551536334_o
A bênção dos animais será às 10h30 e às 17h, no pátio. / Foto: Angela Zolhof

Acompanhado dos primeiros discípulos pede autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 funda a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis” e se instala em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe.

Em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a “Ordem dos Franciscanos”, que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Inicia uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impõe uma “regra” mais branda para a Ordem.

Em 1224, decepcionado, Francisco deixa a direção da Ordem e junto com três discípulos, opta pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde quer morrer. Durante a viagem, os fiéis correm ao encontro do “santo”.

São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.

PROGRAMAÇÃO:

Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h e às 18h (solene)

Bênção dos animais: às 10h30 e às 17h (no pátio)

Exposição Fotográfica Espécies de Anjos”, das 7h30 às 11h (no pátio)

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca – Tel.: 2204-7900

Artigo anteriorFrades Capuchinhos celebram a Semana Franciscana de 29 de setembro a 5 de outubro
Próximo artigoHoje a Igreja celebra os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael