Trezena de São Sebastião, que começa em 7 de janeiro, marca o início dos festejos do glorioso mártir

O padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro é um dos santos mais queridos entre o povo brasileiro

matéria para site
Trezena de São Sebastião: tempo de preparação para a grande festa do glorioso mártir.

Por Emilton Rocha / Pascom

Janeiro, mês de dois grandes eventos no Santuário Basílica de São Sebastião: a Bênção dos Capuchinhos, que acontece na primeira sexta-feira do ano, dia 3, e a Festa do Padroeiro da Cidade, São Sebastião, no dia 20, festividades que levam milhares de pessoas ao Santuário Basílica.

Em preparação à festa do glorioso mártir, no dia 7 de janeiro tem início a Trezena de São Sebastião, cujo tema é “São Sebastião, ardoroso missionário”, período em que os fiéis estarão vivenciando, durante treze dias, os momentos de preparação para a grande festa do santo guerreiro.

Durante a trezena, a imagem missionária do padroeiro da arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorrerá todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. A abertura da Trezena será feita no dia 7 de janeiro, às 19h, com celebração de Dom Orani.

Gesto Concreto, uma atitude de solidariedade

Como é tradição, durante a trezena, os paroquianos entregam gestos concretos no momento do ofertório (veja lista abaixo). Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento. Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações,  caso da Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais.

Veja, abaixo, toda a programação diária e os respectivos gestos concretos:

7-jan     Terça-feira         19:00     Liturgia – Açúcar

8-jan     Quarta-feira      19:00     RCC/MANNAIN – Café

9-jan     Quinta-feira       19:00     Associações – Óleo

10-jan   Sexta-Feira        19:00     Apostolado da Oração – Leite em pó

11-jan   Sábado                17:00     MESC – Fubá

12-jan   Domigo              18:00     Jovens  – Macarrão

13-jan   Segunda-feira   19:00     Dízimo / Clube do leite – Arroz

14-jan   Terça-feira         19:00     Terço dos Homens – Óleo

15-jan   Quarta-feira      19:00     Congregação Mariana/OFS – Farinha de mandioca

16-jan   Quinta-feira       19:00     Batismo/Turano (Com. São José) – Feijão

17-jan   Sexta-Feira        19:00     Pastoral Familiar – Arroz