7 a 19 de janeiro: Trezena de São Sebastião prepara fiéis para a festa do Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro

DSC_6978
Treze dias de preparações e orações no Santuário Basílica de São Sebastião. (Foto: Emilton Rocha)

 No dia 7, os frades capuchinhos do Santuário Basílica de São Sebastião deram início à Trezena em honra a São Sebastião, mártir e padroeiro da Cidade do Rio de janeiro e da Arquidiocese do Rio. Ela será encerrada no dia 19, véspera do dia do Santo Guerreiro.

No dia de São Sebastião (20) serão celebradas cinco missas: 7h, 10h, 12h, 15h e 18h. Para evitar aglomerações, as missas não terão a participação do público, mas todas serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube.

São chamados de trezena os treze dias de preparações e orações. Existem outros momentos de trezenas, como também muitas novenas, tríduos e tantas formas de vivermos o tempo de espera. A expectativa da celebração do dia 20 de janeiro na cidade de São Sebastião nos ajuda a ver nossa missão em servi-la, e, com o exemplo do nosso padroeiro, seguir a Cristo dando testemunho de nossa fé cristã.

Os horários da trezena são: de segunda a sexta-feira, 18h; sábado, 17h; e domingo, 11h30

Gesto Concreto, uma atitude de solidariedade

Como é tradição, durante a trezena, os paroquianos entregam gestos concretos no momento do ofertório. Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados, sempre em situações de profundo sofrimento. Como gesto concreto é realizada uma tradição, caso da Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais.

Este ano, durante os treze dias, os gestos concretos serão cestas básicas (através de doações em espécie para a aquisição dos produtos que as comporão) durante o Ofertório ou na Secretaria).

Período: 7 a 19 de janeiro

Local: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação do metrô Afonso Pena

Horários: 18h, segunda a sexta; 17h, sábado; e 11h30, domingo

Todas as missas da trezena serão presenciais e com transmissão pelo Facebook e Youtube

Artigo anteriorHoje é celebrada no Brasil a Epifania do Senhor
Próximo artigoSanto do dia 4 de janeiro / SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO