Terço dos Homens completa 7 anos com muita fé, atividades sociais e partilha

Missa em Ação de Graças será celebrada domingo, dia 8, às 18h30

DSC_1769aaaaaaaa

Por Emilton Rocha / Pascom

Em maio deste ano o Papa Francisco reforçou a tradição de se rezar o Terço em família, revelando um “segredo”: sozinho ou em companhia, o importante é rezar com simplicidade.

O grupo do Terço dos Homens do Santuário Basílica de São Sebastião vem rezando o Terço semanalmente desde 5 de novembro de 2013 – portanto, há 7 anos. A data será comemorada no domingo, 8 de novembro, com uma Missa em Ação de Graças, às 18h30, onde homens do Terço farão  toda a dinamização da celebração.

DSC_1817aaaaaa
Paulo Ogliari: “Nos fazemos presentes sempre que solicitados por outras pastorais”

A missão principal do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção e tem um papel muito importante dentro da Igreja, um movimento que busca reunir a figura masculina dos leigos na oração e devoção. “E também nos fazemos presentes sempre que solicitados por outras pastorais, associações, serviços, etc.”, diz Paulo Roberto Ogliari, Coordenador do Terço dos Homens. Segundo ele, a frequência nos encontros semanais para a reza do Terço diminuiu devido à pandemia da Covid-19, atualmente com uma média de 30 participantes.

Para Frei Otaviano Salvador, orientador espiritual do grupo, o Terço dos Homens tem um papel muito importante dentro da igreja, um movimento que busca reunir a figura masculina dos leigos na oração e devoção. “Em nossa basílica, o terço tem uma presença forte e marcante em vários âmbitos pastorais, não ficando somente na oração mas partindo também para a ação,  ou seja, não somente a fé, mas busca praticar as obras” – acentua.

DSC_1756aaaaaa
Frei Otaviano: “O Terço dos Homens tem um papel muito importante dentro da Igreja”

Segundo o frade capuchinho, o grupo está envolvido com a liturgia e outras pastorais como o ECC e a Pastoral da Música, além de realizar atividades sociais durante o ano. Sempre presente  nas organizações dos eventos, no trabalho voluntário na cantina e naquilo que é solicitado pelo pároco. “Um ponto importante também é a formação de um meio social, onde não se forma somente um grupo de oração do Terço, mas acaba formando um grupo de amigos que partilha suas alegrias e divide suas dores, onde o fardo pode ser divido com os outros. Assim cria o que há de mais importante na caminhada de fé, a formação de uma comunidade, a vivência do companheirismo, onde se “partilha o pão” entre irmãos. Enfim, o Terço tem sido um sopro do Espírito Santo sobre a Igreja em enviar um despertar aos homens uma nova vivência da fé.” – conclui.

O Terço dos Homens é realizado todas as terças-feiras, às 19h30, no Santuário Basílica de São Sebastião. Situado à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. O uso de máscara, a higiene com o uso do álcool em gel e o distanciamento social são uma constante no Santuário.

Artigo anteriorSTF retira de pauta ação que pretendia impor ideologia de gênero às escolas
Próximo artigoSanto do dia 6 de novembro / SÃO NUNO DE SANTA MARIA