São Sebastião: um dia inteiro de homenagens nesta 2a-feira, dia do Padroeiro da Cidade

14 missas durante o dia na Basílica; Missa Solene com o Cardeal Orani Tempesta; a tradicional Procissão até o centro e uma homenagem especial da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti integram  lista de comemorações

xCardeal-Orani-Joao-Tempesta.jpg.pagespeed.ic.KRJu5OGrCg
Cardeal Orani Tempesta com a imagem missionária de São Sebastião, hoje. / Foto: Gabriel Monteiro (O Globo)

Emilton Rocha

Neste domingo será encerrada a Trezena de São Sebastião cujo tema este ano é “São Sebastião, ardoroso missionário”. No Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos), tudo já está preparado para a grande festa em homenagem ao Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, cujas comemorações começam ainda na madrugada do dia 20.

Em vários pontos da cidade haverá o toque de alvorada, explosões de fogos e, na Basílica, missas de hora em hora, a partir das 5h até às 20h, quando a procissão retornar do centro da cidade (veja os horários das missas abaixo). No pátio, estarão funcionando a lojinha de artigos religiosos, barracas de alimentos e barracas de souvenirs. Durante todo o dia haverá distribuição de água benta.

A Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, que tem São Sebastião como enredo este ano, prestará homenagem ao padroeiro no pátio da igreja após a Missa Solene que será presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta.

Missa Solene com Dom Orani e a tradicional Procissão

Às 10h, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá Missa Solene e, às 16h, a tradicional procissão sairá da igreja em direção à Catedral Metropolitana, no centro da cidade, onde será realizado o Auto de São Sebastião com missa de encerramento ao final. Após às 19h a procissão com a imagem do santo guerreiro estará retornando ao santuário onde estarão centenas de pessoas à sua espera, acenando bandeirinhas, cantando e orando para a última missa do dia, às 20h.

Um santo venerado pelos brasileiros

Diversos estados brasileiros celebram o santo que o tem como padroeiro em centenas de cidades. Mas é na capital do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque, já que São Sebastião é o padroeiro do município, sendo esse dia feriado para os cariocas. O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares. É um dos santos mais queridos do Brasil.

A data é celebrada com uma festa litúrgica na Igreja Católica, em homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do Cristianismo. As comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades de todo o Brasil.

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca

Horários das missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h (Missa Solene), 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h (após o retorno da procissão)

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação do Metrô Afonso Pena.

Artigo anteriorComo Jesus viveu sua infância e juventude?
Próximo artigoDom Orani: O Brasil corre o perigo de se tornar um país ateu