Santo Capuchinho, Padre Pio será celebrado de 20 a 23 de setembro na Basílica

São Pio foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002

Statue-Padre-Pio-centre-sept-2013Com a Oração de Padre Pio de Pietrelcina durante a missa das 11h30 deste domingo, 20 de setembro, o Santuário Basílica de São Sebastião dará início aos preparativos da festa do santo capuchinho que acontece no dia 23, próxima quarta-feira. De segunda a quarta, às 17h30, serão rezados a Oração da Coroa do Sagrado Coração de Jesus e o Terço e, em seguida, a Santa Missa às 18h. Na quarta-feira, dia de São Padre Pio, será celebrada Missa Solene às 18h.

Padre Pio de Pietrelcina, Santo Capuchinho

Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) foi um sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 2002, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como São Pio de Pietrelcina. Nasceu em Pietrelcina, na Itália, no dia 25 de maio de 1887. Filho de Grazio Forgione e de Maria Giuseppa de Nunzio foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco Forgione. Recebeu o sacramento da Crisma e a Primeira Comunhão, com 12 anos. Desde cedo manifestou interesse pelas coisas de Deus, falava sempre em seu anjo da guarda. Estava sempre presente nas missas e nas orações

Aos 16 anos, no dia 6 de janeiro de 1903, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, vestindo o hábito franciscano no dia 22 do mesmo mês, passando a se chamar “Frei Pio”. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e no dia 27 de janeiro de 1907, a dos votos solenes.

Depois da Ordenação Sacerdotal, recebida no dia 10 de agosto de 1910 em Benevento, ficou com sua família até 1916, por motivos de saúde. Em setembro desse mesmo ano, foi mandado para o convento de São Giovanni Rotondo. O momento mais alto da sua atividade apostólica era aquele em que celebrava a Santa Missa, os fiéis que dela participavam, pressentiam sua espiritualidade. Padre Pio dedicou-se ao Ministério da Confissão, para aliviar os sofrimentos dos fieis. Passava 14 horas por dia no confessionário.

No campo da caridade social, Padre Pio esforçou-se por aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias, principalmente com a fundação da Casa Sollievo della Sofferenza (Casa Alívio do Sofrimento), que foi inaugurada no dia 5 de maio de 1956. Dedicou sua vida a fazer a caridade. A obra tornou-se referência em toda a Europa.

Padre Pio de Pietrelcina faleceu no Convento de São Giovanni Rotondo, Itália, no dia 23 de setembro de 1968. Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais. Não tinha ainda passado muito tempo quando a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos empreendeu os passos previstos na lei canónica para dar início à Causa de beatificação e canonização.

No dia 2 de maio de 1999, durante uma solene Celebração Eucarística na Praça de São Pedro, o Papa João Paulo II declarou “Beato” o “Venerável Servo de Deus Padre Pio de Pietrelcina”, estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. No dia 26 de fevereiro de 2002 foi promulgado o decreto de sua canonização como “São Pio de Pietrelcina”.

Emilton Rocha, com informações de Biografias dos Santos

Artigo anteriorFranciscanos celebram a festa da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis
Próximo artigoEm um dia como hoje, Padre Pio recebeu os estigmas