Reitor do Santuário de Fátima convida a colocar velas nas janelas das casas na noite de hoje

Fiéis são convidados a acenderem, na noite de hoje, a partir das 21h30, uma vela na janela de suas casas, repetindo assim um dos gestos mais icônicos das celebrações em Fátima

0297556512d532e865e2ace596027300Pela primeira vez desde sua inauguração, o Santuário de Fátima não contará com peregrinos no seu recinto devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19 em Portugal. Entretanto, Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor deste Santuário Mariano, pede aos fiéis que se unam ao evento colocando velas nas janelas de casa, recordando a tradicional “procissão das velinhas” e acompanhando a oração nos canais do Santuário na internet e nas redes sociais.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais conosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o padre Cabecinhas em nota divulgada na página web do Santuário de Fátima, na qual convida os fiéis a acenderem, na noite do dia 12 de maio, a partir das 21h30, uma vela nas janelas de suas casas, repetindo assim um dos gestos mais icônicos das celebrações em Fátima.

Tradicionalmente, na noite do dia 12 de maio, véspera do aniversário das Aparições, têm início as celebrações da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima com o Lucernário, que congrega milhares de fiéis em torno da Capelinha das Aparições, localizada no pátio do Santuário Mariano português; logo em seguida realiza-se a oração do Rosário com os fiéis e tem lugar a conhecida Procissão das Velas seguindo a imagem da Virgem de Fátima. Após a Missa do dia 13, as celebrações terminam com a tradicional “procissão do adeus”.

“Neste maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo. Celebraremos, em festa, a primeira Aparição de Nossa Senhora neste lugar, a onde veio para deixar uma mensagem de esperança, num tempo que também era marcado por tantas tribulações. <<Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus>>, disse Nossa Senhora a Lúcia. Que esta esperança , que deve ser marca presente em cada cristão, nos dê alento e nos guie até ao dia em que vamos, por certo, voltar a poder estar todos reunidos na Cova da Iria para, juntos,  celebrarmos a nossa fé” diz a mensagem do Padre Carlos Cabecinhas.

vela1

O Santuário indicou ainda que as celebrações destes dias 12 e 13 de maio decorrerão no Recinto de Oração, o qual estará fechado ao público “devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis”.

Entretanto, os fiéis poderão acompanhar os eventos em tempo real no canal do youtube do Santuário, no site oficial http://www.fatima.pt ou na página do Santuário no Facebook (@SantuarioFatima).

O tema da Peregrinação Internacional deste maio é o convite a “Dar graças por viver em Deus” e evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos ao 13 de maio de 1917.Já no dia 13, “a habitual oração do Rosário começa às 9h00, na Capelinha das Aparições e às 10h00 será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima”, informa também o Santuário.

As missas com a participação do público em todo Portugal devem ser retomadas a partir do dia 30 e 31 de maio, observando normas de cuidado estipuladas pela Conferência Episcopal Portuguesa com o fim de seguir combatendo o surto de Covid-19 que até o momento cobrou a vida de 1163 pessoas no país.

Para assistir através do Youtube à tradicional Procissão das Velas e acompanhar a oração do Rosário, acesse: https://tinyurl.com/y7rpuyoe

Por ACI Digital

Artigo anteriorDia das Mães: 10 mamães católicas que alcançaram a santidade