10 de julho de 2017

Corais da Alemanha e de MG se apresentarão na Basílica no dia 19

Os Congressos Internacionais Pueri Cantores acontecem desde 1947; o primeiro foi na França, organizado pelo padre Fernand Maillet, e reuniu cerca de 90 coros

montagemPor Emilton Rocha, com informações da Arqui Rio e da organização do evento / Fotos: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro estará sediando, entre 18 e 23 de julho, o 41º Congresso Internacional Pueri Cantores, promovido pela Federação Internacional Pueri Cantores, com o apoio da Arquidiocese do Rio. Ele acontecerá no Rio de Janeiro porque este ano comemoram-se os 50 anos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, e será também uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Este ano comemoram-se 300 anos do descobrimento da imagem dela no rio Paraíba do Sul. “Os congressos de meninos cantores funcionam como grandes festivais de corais em que se apresentam concertos de música sacra, orações pela paz e missas organizadas de acordo com os idiomas falados nos países”, explicou o organizador e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, Marco Aurélio Lischt.

O Pueri Cantores é um movimento de evangelização que visa chamar a atenção do público jovem para a vivência na Igreja e tem um caráter evangelizador. Os últimos congressos internacionais aconteceram em Roma, na Itália, entre 2015 e 2016, em Paris, na França, em 2014, e em Washington, nos Estados Unidos, em 2013.

Os Congressos Internacionais Pueri Cantores acontecem desde 1947. O primeiro foi na França, organizado pelo padre Fernand Maillet, e reuniu cerca de 90 coros.

Os corais Canarinhos de Itabirito (MG) e Kölner Domcho (Alemanha) se apresentarão na Basílica, logo após a missa das 18h, no dia 19, quarta-feira

A expectativa é de que 1500 pessoas, entre músicos, maestros, presidentes das federações e outros, participem do congresso no Rio. Além da programação oficial, estão previstas visitas a pontos turísticos da cidade. O último dia será reservado para essas visitas e passeios. Os eventos acontecerão em locais públicos, permitindo o acesso de toda a população da cidade.

As apresentações acontecerão em concomitância com o Congresso Internacional de Música Sacra, da UFRJ, que ocorrerá no mesmo período. “Decidimos em reuniões e através de entendimento mútuo agregar valores dos dois congressos para que tenhamos um movimento cada vez maior dentro dessa programação que possuímos”, explicou Marco Aurélio.

Meninos cantores

A Federação Internacional Pueri Cantores conta com corais de meninos, meninas e mistos, todos engajados em diferentes formas no canto litúrgico. Ela é ativa em 35 países – incluindo o Brasil, onde leva o título em português – e tem cerca de 40 mil cantores espalhados pelo mundo, divididos em mais ou menos 3 mil coros.

Programação na Arquidiocese do Rio de Janeiro

18 de julho

19h30 – Cerimônia de abertura na Catedral Metropolitana, que fica na Av. Chile, 245. O ato litúrgico será presidido pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

19 de julho

10h – Missa das nações celebrada em locais diferentes de acordo com o idioma. A celebração em português será na Igreja da Candelária.

20 de julho

18h – Missas nas comunidades. Nessas missas, os corais que não se apresentarão no concerto de gala farão um espetáculo nas paróquias em que estarão hospedados.

20h – Concerto de gala no Theatro Municipal

21 de julho

21h – Cerimônia da Paz na Catedral Metropolitana

22 de julho

17h – Missa de encerramento do congresso presidida por Dom Orani na Catedral Metropolitana, com grande coral sob a regência dos maestros da Federação dos Meninos Cantores. A celebração será transmitida ao vivo pela Rádio Catedral FM e pela Rede Vida.

Programação no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Dia 19

Neste dia, após a missa das 18h, dois corais estarão de apresentando na Basílica às 19h: o Coral Canarinhos de Itabirito (MG) e o Kölner Domchor, de Colónia (Alemanha). Conheça um pouco sobre eles, abaixo.

Coral Canarinhos de Itabirito (MG) – 50 vozes

Fundado na aconchegante cidade mineira Itabirito, pelo padre Francisco Xavier, o coro ganhou notoriedade logo em seus primeiros anos, quando se filiou a Federação Internacional Pueri Cantores, a entidade mais respeitada do mundo no setor. O coro principal tem cerca de 50 membros, jovens músicos com idades entre 9 e 23 anos, os quais todos também tocam pelo menos um instrumento musical, além de cantar.

“Os Canarinhos de Itabirito” já percorreram 10 estados brasileiros e foram destaque na Rede Globo de Televisão como tema do Programa Especial de Natal “Globo Horizonte” e também do “Jornal Nacional”, cumprindo uma agenda anual de 80 apresentações regionais e interestaduais. Sua tradicional participação semanal em missas, casamentos e cerimônias litúrgicas católicas remontam a década de 70.

A missão da Associação Cultural Coral Os Canarinhos de Itabirito é proporcionar uma educação sócio-cultural de alta qualidade musical, contribuindo para um ambiente de crescimento favorável às crianças e jovens brasileiros, se tornando reconhecido e respeitado mundialmente, com performances artísticas de excelência para o público e os membros do coro, executando um repertório diversificado e de altíssima qualidade, completamente desprovido de maneirismos de “música para crianças”.

Recentemente o grupo celebrou seus 40 anos de atuação realizando uma turnê com apresentações artísticas no Chile, lançou um CD com canções de autoria de seu fundador e recebeu da Prefeitura Municipal de Itabirito a doação definitiva de sua sede histórica.

Kölner Domchor (Alemanha) – 66 vozes

O Cologne Cathedral Choir é o único coral de meninos em Colónia, na Alemanha, e o mais velho dos agora quatro coros na Catedral da cidade. Ele apareceu pela primeira vez em público em 1 de Novembro de 1863, continuando a tradição secular do canto coral na Catedral de Colónia. Regularmente, o coro canta no cultos e em concertos na catedral e fora dela. Seu repertório é de música renascentista e barroca.

O coro participou de vários concursos nacionais e internacionais, com sucesso, tendo ganhado o 1º prêmio em coro de meninos na 6ª Concorrência Alemã Choir. O Cologne Cathedral Choir é membro da Associação Coral Internacional dos Pueri Cantores.

clear