Procissão e Missa homenageiam Nossa Senhora de Nazaré

DSC_7941site

Frei Arles com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em meio aos fiéis

Procissão e Missa homenageiam Nossa Senhora de Nazaré

Como em todos os anos, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré visitou, na manhã do dia 12 de outubro, a nossa Paróquia, onde foi aclamada por centenas de fiéis que lotavam o templo, a maioria oriundos do Pará. Antes, em procissão, a imagem da santa percorreu algumas ruas do bairro da Tijuca em procissão, retornando à paróquia, onde foi celebrada uma missa por Frei Arles, pároco da igreja.

Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A veneração à santa teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas em homenagem a Nossa Senhora que ocorrem no país. Realizado na cidade de Belém há mais de dois séculos, no segundo domingo de outubro, o Círio foi introduzido no calendário da arquidiocese, desde 2009, pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Por manter sua conservação, a imagem histórica de Nossa Senhora de Nazaré, achada pelo caboclo Plácido José de Souza, no ano de 1700, encontra-se no ‘Glória’ da sua Basílica Santuário, em Belém. A imagem peregrina, assim conhecida, que os fiéis do Rio irão receber, é a mesma que sai, desde 1969, nas procissões e cerimônias oficiais da festa do Círio em Belém. Obra do escultor italiano Giacomo Mussner, a imagem tem traços da mulher da Amazônia e o seu menino recebeu características indígenas e caboclas.

Artigo anteriorParóquia apresenta a sua mais nova Coroinha
Próximo artigoCelebrada Missa festiva a Nossa Senhora de Fátima