Presépio de Natal da Basílica está pronto para a comemoração do nascimento de Jesus

Missa de Natal será celebrada no dia 24, às 20h, no Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos

IMG_3829
O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223 e montado por ele em uma gruta, na Itália (Fotos: Emilton Rocha)

Nesta segunda-feira, Frei Otaviano Salvador concluiu a montagem do tradicional Presépio de Natal do Santuário Basílica de São Sebastião. Há anos o nosso presépio é montado nos dias que antecedem a data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.

O presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

IMG_3840
A 9 dias no Natal, Frei Otaviano Salvador conclui a montagem do presépio na Basílica

O Natal, comemorado no dia 25 de dezembro é a data em que os seguidores do cristianismo celebram o nascimento de Jesus Cristo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.

Natal significa amor, família, união e paz… mais do que trocar presentes, precisamos estar juntos para celebrar o presente da vida que nos é dado todos os dias por Deus. E o melhor presente que podemos receber e dar é o amor e o sorriso de gratidão.” “O natal é uma época de reflexão.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

A Missa de Natal na Basílica será celebrada no dia 24, terça-feira, às 20h, e terá a participação do Coral São Sebastião com dezenas de vozes. Participe com a família.

Artigo anterior9 recomendações da Igreja para viver o Natal
Próximo artigoFeliz aniversário Papa Francisco!