14 de dezembro de 2017

Presépio da Basílica já está montado, simbolizando a união dos mundos

Missa da Vigília de Natal será no dia 24, domingo, às 19h30

IMG_2074aaaaaa (Copy)O Presépio de Natal da Basílica já está montado, simbolizando a união dos mundos: os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade. A Missa da Vigília de Natal na Basílica será celebrada no dia 24, domingo, às 19h30, e terá a participação do Coral de São Sebastião com 70 vozes.

O presépio é um importante símbolo do Natal. É uma representação singela do nascimento de Cristo e carrega o significado de humildade e da grandiosidade do momento.

No século XIII, São Francisco de Assis recriou o presépio onde nasceu Jesus Cristo. Para tanto, fez uma encenação do nascimento do Menino Jesus com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos e alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal.

Hoje em dia, os presépios são montados em miniaturas como decoração de Natal. Geralmente, no presépio há as seguintes imagens:

Menino Jesus – O filho de Deus, o Salvador.

Maria – A mãe de Jesus.

São José – Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.

Animais (vacas, burros, ovelhas) – os animais aqueceram o menino que tinha nascido num estábulo.

Anjo – O anjo é o mensageiro de Deus. Foi ele quem anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que tomavam conta dos seus rebanhos.

Reis Magos – Os três reis magos eram sábios que foram guiados por uma estrela e levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.

clear