Pátio dos Encontros: dialogos sobre “Ética e Transcendência”

Patio-dos-Encontros-Municipal-770x355

A Arquidiocese do Rio de Janeiro acolheu esta semana, de quarta a sexta feira (6, 7 e 8 de abril), o evento denominado “Pátio dos Encontros”, uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura que tem como objetivo incentivar o diálogo, especialmente entre crentes e não-crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. O evento terá a participação, entre outros, do presidente do referido dicastério vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi.

A iniciativa, que já se realizou em várias cidades da Europa e da América com o nome “Pátio dos Gentios”, está acontecendo pela primeira vez no Brasil, tendo como anfitriã, de fato, a “Cidade Maravilhosa”, que em agosto sediará os Jogos Olímpicos de 2016. “Ética e transcendência” é o tema central do “Pátio dos Encontros”.

Na noite de quinta-feira, 7, para um Theatro Municipal cheio, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro abriu o Pátio dos Encontros, apresentando peças de dois grande compositores: Padre José Maurício e Heitor Villa Lobos.

DSC_0038a

Consolidando a vocação de diálogo e conhecimento recíproco entre o mundo religioso e não religioso, o Pátio dos Encontros teve seu ponto ápice na noite da última quinta-feira, 7 de abril, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quando o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, dialogou sobre “Ética e Transcendência” – tema principal do encontro –, com a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon, com o professor e jornalista, Arnaldo Niskier, e com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação, Muniz Sodré.

A cerimônia contou com as presenças do arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, de seus bispos auxiliares – entre eles o organizador do evento, Dom Paulo Cezar Costa –, além de diversas autoridades civis e eclesiásticas.

A cantora Maria Bethânia contribuiu para o brilho do encontro com música e poesia, entre a voz e os instrumentos, orquestra, música e literatura.

Para Dom Paulo já estava confiante de que essa seria uma noite tanto para o diálogo quanto para o encontro. Ele ainda afirmou que sempre haverá espaço para o diálogo, desde que existam homens e mulheres pensantes. “Queremos que cada pessoa responda com honestidade de onde é que provém a própria ética, independente de ser cristão ou não cristão. Esse será um bonito momento, que vai contar ainda com apresentações musicais. Será um diálogo agradável, uma noite para, verdadeiramente, produzir encontros. Onde existir homens e mulheres pensantes, sempre haverá espaço para o diálogo”, afirmou.

DSC_0084a

“O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: cultura popular, cultura universitária, cultura juvenil, cultura artística e tecnológica, cultura econômica e cultura familiar e cultura da mídia”, disse o Santo Padre durante o discurso. De acordo com Dom Paulo, a escolha do local para a realização do Pátio dos Encontros foi justamente para torná-lo um espaço de encontros.

Nesta sexta, 8, haverá uma Aula Magna sobre meio ambiente, ética e ecologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), na qual o Cardeal Ravasi vai abordar os temas a partir da encíclica “Laudato Si”.

O Pátio dos Encontros também preparou um momento para as crianças na tarde do dia 8, quando haverá um momento de partilha com as crianças, de maneira que elas já possam crescer abertas ao diálogo, junto a apresentações musicais.

Emilton Rocha, com informações da Rádio Catedral e Arquidiocese do Rio de Janeiro

Artigo anteriorComeça em Aparecida a Assembleia da CNBB: leigos tema central
Próximo artigoO Papa e as situações dos católicos divorciados