Papa pede impulso pastoral para colocar a família no centro da Igreja e da sociedade

As iniciativas do Ano da Família serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

PapaFrancisco_FamiliaDeNazaret_16122020_VaticanMedia

O Papa Francisco pediu para realizar durante o próximo Ano da Família “um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade”.

Ao finalizar a oração do Ângelus dominical neste dia 14 de março, o Santo Padre recordou que no próximo dia 19 de março, Solenidade de São José, “será aberto o Ano da Família Amoris laetitia, um ano especial para crescer no amor familiar”.

“Convido a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade”, pediu o Papa.

Além disso, o Santo Padre rezou “para que cada família possa sentir em sua casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré e preencha nossas pequenas comunidades domésticas de amor sincero e generoso, fonte de alegria, mesmo nas provações e dificuldades”.

Este Ano especial da Família foi convocado pelo Santo Padre no dia 27 de dezembro de 2020 por ocasião do quinto aniversário da publicação da Exortação Apostólica Amoris laetitia, “para amadurecer os frutos da Exortação Apostólica Pós-Sinodal e tornar a Igreja mais próxima das famílias de todo o mundo, colocadas à prova neste último ano pela pandemia”.

Desse modo, o Ano da Família terá início no dia 19 de março de 2021, Solenidade de São José, e se encerrará no dia 26 de junho de 2022, por ocasião do décimo Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Roma.

Por isso, as iniciativas do Ano da Família serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Nesse sentido, será realizado no dia 19 de março o evento on-line “Nosso amor cotidiano”, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, juntamente com a Diocese de Roma e o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II.

O evento terá duas partes. A primeira se concentrará no “quinto aniversário da Amoris laetitia” e o segundo nas “perspectivas teológicas”.

De acordo com o programa da iniciativa, o Papa Francisco deve enviar uma mensagem.

O encontro contará com a presença do prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell; o Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis; e o grão chanceler do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, Dom Vincenzo Paglia, entre outros.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Artigo anteriorSanto do dia 14 de março / SANTA MATILDE
Próximo artigoSanto do dia 15 de março / SÃO LONGUINHO