26 de maio de 2018

Papa Francisco fala sobre a beleza do matrimônio: o amor para sempre é possível

O Pontífice disse que Jesus vai além, eleva o nível e “chega até a Criação e fala do matrimônio que é talvez a coisa mais bela”

O Papa Francisco falou acerca da beleza do matrimônio na homilia da Missa celebrada na manhã de hoje [ontem] na Casa Santa Marta e criticou a mídia por não falar sobre isso, mas de escândalos.

Participaram da celebração sete casais que estavam celebrando seus 50 anos de casamento e o Papa comentou o trecho do Evangelho de São Marcos, que fala da intenção dos fariseus de colocar Jesus à prova, fazendo-lhe uma pergunta sobre o matrimônio.

PapaYMmatri25may18

Papa Francisco: ‘Mas olhem que o amor é possível!’

Francisco disse que Jesus vai além, eleva o nível e “chega até a Criação e fala do matrimônio que é talvez a coisa mais bela”.

Recordou que Deus fala “que eles serão uma só carne”. “Não devemos nos deter, como esses doutores, num ‘pode-se’ ou ‘não se pode’ dividir um matrimônio. Às vezes, acontece a desgraça de não funcionar e é melhor se separar para evitar uma guerra mundial, mas isso é uma desgraça. Devemos ver o positivo”.

Em seguida, perguntou aos casais se eram felizes e disse: “É verdade que existem dificuldades, que existem problemas dos filhos ou do próprio matrimônio, do próprio casal, discussões, brigas… mas o importante é que a carne permaneça uma e superam, superam, superam isso”.

“E este não é somente um sacramento para eles, mas também para a Igreja, como se fosse um sacramento que chama a atenção, que atrai a atenção: ‘Mas olhem que o amor é possível!’”.

“E o amor é capaz de fazer viver apaixonados toda uma vida: na alegria e na dor, com o problema dos filhos e os próprios problemas, mas ir sempre avante. Na saúde e na doença, mas ir sempre avante. Esta é a beleza do matrimônio”.

O Bispo de Roma acrescentou que “o matrimônio é uma pregação silenciosa a todos os outros, uma pregação de todos os dias”.

“É doloroso quando isso não faz notícia: os jornais, os telejornais não veem isso como notícia. Sim, a notícia é o escândalo, o divórcio ou que se separam – às vezes devem separar, como disse, para evitar um mal maior –, mas a imagem de Deus não é notícia. E esta é a beleza do matrimônio. São a imagem e a semelhança de Deus. E esta é a nossa notícia, a notícia cristã”, acrescentou.

__________

Por ACI Digital

clear