Ordem dos Frades Menores Capuchinhos completa 488 anos

O nome Frade Capuchinho deriva do nome do capuz usado por ele – capuccino

20160703_172835

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, completa hoje, 3 de julho,  488 de sua aprovação. A ordem surgiu por volta de 1525, quando Matteo da Bascio, originário da região de Marche, na Itália, um Franciscano, se deu conta que a roupa vestida pelos Franciscanos não era do mesmo tipo que a vestida por São Francisco de Assis. Assim, ele fabricou um capuz pontudo e começou a andar como um itinerante. Logo após se juntaram a ele o frei Ludovico de Fossombrone e seu irmão, frei Rafael Tenaglia. O primeiro era padre, e foi quem proporcionou a realização da Reforma.

Seus superiores tentaram suprimir essas inovações, mas em 1528 conseguiram obter uma bula do Papa Clemente VII. Foi-lhes dada a permissão de viver como eremitas, de vestir-se com o novo hábito, usarem barba, além de gozarem dos mesmos direitos dos camaldulenses. Essas permissões não foram dadas somente a eles, mas também a todos que quisessem se juntar aos mesmos, a fim de restaurarem a obediência à Regra de São Francisco.

Os Franciscanos Observantes se opuseram ao movimento, mas os Conventuais o apoiaram, de modo que os primeiros reformadores capuchinhos se juntaram em uma congregação que se intitulou Frades Menores de Vida Eremítica, ligada aos Franciscanos Conventuais, mas com vigário próprio, embora sujeito à jurisdição do Geral dos Conventuais. O nome popular de Frade Capuchinho deriva do nome do capuz usado por eles – capuccino.

Fonte: Capuchinhos do Brasil (CCB)

Artigo anteriorFaleceu dom Irineu Roque Scherer
Próximo artigoMissionárias da Caridade preparam canonização de Madre Teresa