No dia de São Sebastião, muita fé e pedidos pelo fim da pandemia

Mesmo com as portas da igreja fechadas ao público devido à pandemia, fiéis estiveram na calçada em frente durante todo o dia para orar e receber as bênçãos dos frades

DSC_7496
No ambão, o Prefeito Eduardo Paes faz a Primeira Leitura. (Fotos: Emilton Rocha)

Emilton Rocha / Pascom

Ontem, dia de São Sebastião, a festa do santo padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro e da Arquidiocese do Rio começou às 6h da manhã no Santuário Basílica de São Sebastião, com os frades capuchinhos abençoando os devotos de cima dos palanques montados no pátio da igreja. Apesar do calor intenso, as bênçãos foram dadas até as 19h.

Às 7h foi celebrada a primeira missa e depois, às 10h, o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, presidiu Missa Solene, concelebrada por frei Arles de Jesus, ministro provincial, frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco do Santuário, padre Aldo de Souto Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte e participação do diácono Manoel Antonio.

Como tradicionalmente no dia de São Sebastião milhares de pessoas acessam a igreja para festejar o santo padroeiro, este ano devido à pandemia de Covid-19 as cinco missas foram celebradas a portas fechadas para evitar aglomerações, mas foram transmitidas pelas redes sociais da Rádio Catedral e mídias da Arquidiocese e do Santuário Basílica de São Sebastião.

O prefeito Eduardo Paes, acompanhando dos secretários municipais de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e de Educação, Renan Ferreirinha, participou da missa das 10h e fez a Primeira Leitura.

DSC_8281
Carreata conduzindo a imagem do santo padroeiro contorna a Praça da Cruz Vermelha, em direção à Catedral de São Sebastião.

Antes do início da celebração, Dom Orani Tempesta disse que a igreja tomou uma série de medidas para evitar aglomerações durante todo o dia, como a realização de uma carreata em homenagem a São Sebastião no lugar da procissão.

– Toda a prudência que temos demonstrado durante a Trezena de São Sebastião, diminuindo o número de pessoas nas igrejas, diminuindo os deslocamentos, faz parte um pouco da nossa colaboração para as pessoas, para que não aumente a disseminação do vírus. Porque, embora a vacina tenha chegado, ainda estamos em pandemia – lembrou o Cardeal.

Moradora da Rua do Bispo, a costureira Darcy Benedita Ramos, 42 anos, costureira de boutique, disse que, devido à pandemia, fazia tempo que não saía de casa e que voltou a frequentar a igreja partir do dia 1º de janeiro, ocasião da tradicional bênção dos capuchinhos na primeira sexta-feira do ano, mas sempre com muita precaução quanto ao distanciamento social e o uso constante de álcool gel e máscara. Comentou que foi agradecer a São Sebastião pela saúde e pedir para que a vacina contemple todos aqueles que quiserem se vacinar.

Na parte da tarde, às 14h30, uma carreata em homenagem a São Sebastião saiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, passou pelo Santuário por volta das 16h20 e seguiu para a Catedral Metropolitana, no centro da cidade, onde foi apresentado o Auto de São Sebastião, sem a presença de público, mas transmitido pelas redes sociais da Arquidiocese, seguido de live musical.

Artigo anteriorSão João Paulo II mostrou que o bem da família é essencial, afirma Cardeal
Próximo artigoPortugal: Conferência Episcopal volta a suspender Missas com fiéis devido à Covid-19