Imagem de Aparecida é entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal

aparecida-em-fatima-andreia-moroni_site

Nossa Senhora Aparecida: imagem entronizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será entronizada no Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, nesta terça-feira, 12.

O ato faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, que serão celebrados em 2017, conjuntamente com o Santuário de Fátima, que também comemora, em 2017, o centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastores.

Uma comitiva brasileira, formada por cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos, partiu para Fátima, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Entre os membros estão também o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno, e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Darci Nicioli.

A cerimônia de entronização acontece nesta terça-feira, 12, às 18h30 (horário de Roma) e será transmitida, ao vivo, por emissoras de inspiração católica, assim como a peregrinação do aniversário de Nossa Senhora de Fátima, com a santa missa do dia 13 de maio.

Segundo dom Darci, será destinado um local reservado especialmente para os peregrinos vindos do Brasil. O bispo acredita que, a exemplo do que foi a cerimônia de entronização de Fátima ocorrida em 2014 no Santuário Nacional de Aparecida, transmitida via satélite pelo Vaticano, a entronização da imagem da Padroeira do Brasil em Fátima venha a multiplicar a devoção pela Virgem Santíssima em toda a Europa.

O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito-emérito da Congregação para as Causas dos Santos, falou sobre estas duas invocações de Maria. “Nossa fé é concreta ou não é fé. Esta é a mensagem que Fátima e Aparecida nos dão: viver em profundidade nossa fé, o Evangelho”, declarou.

dom damasceno fatima 1

“Ela é nossa Mãe”, disse dom Damasceno na entronização da imagem de Nossa Senhora em Fátima

Milhares de fiéis, entre eles um grupo de 400 peregrinos do Brasil, participaram da cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional de Fátima, em Portugal, na terça-feira, 12. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos bispos dom Darci Nicioli, auxiliar de Aparecida, e por dom Antônio Marto, bipo de Fátima e Leiria.

Ao som da canção “Ave Maria”, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada, sendo colocada em um nicho especial ao lado da Capela das aparições.

Na ocasião, dom Damasceno agradeceu a presença das famílias e desejou que cada um dos peregrinos “cresçam mais na fé ” agora com a presença da Mãe Aparecida em Fátima.

“Lembramos a todos que Ela é nossa Mãe, Jesus nos deu Maria como mãe ainda na Cruz, no calvário. Jesus quis não só nos fazer irmãos na filiação paterna, mas também na filiação materna. Que esses Centenários de Bênçãos, momento de comunhão entre o Brasil e Portugal possa trazer o crescimento da nossa fé e que as pessoas ao passar por aqui possa ser cada vez mais discípulos de seu filho Jesus”, disse o cardeal.

fatima

Mãe de todos

O bispo de Fátima e Leiria, dom Antônio Marto pediu aos peregrinos que quando passarem pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, “se deixem cativar por ela”.

“Tantos peregrinos passam por aqui, tantos devotos passam por Aparecida, mas o que não podemos esquecer é que em Portugal ou no Brasil Nossa Senhora é uma só, e não podemos esquecer que ela é nossa Mãe, mãe de todos os cristãos”, refletiu dom Marto.

A celebração integra a programação das comemorações dos Centenários de Bênçãos, sendo os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora em Aparecida, ambos serão comemorados em 2017.

Hoje, 13, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima.

Com informações do A12 e da Rádio Vaticano e fotos da Assessoria do Santuário de Fátima e da arquidiocese de Aparecida

Artigo anteriorFrei Eduardo Melo: do Rio para Duque de Caxias, em nova missão
Próximo artigoVirgem de Fátima é celebrada com procissão luminosa na Tijuca