Igreja celebra Pentecostes neste domingo, 15 de maio

Celebrado 50 dias depois da Páscoa, Pentecostes é a celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo

Neste domingo, a Igreja celebra o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, junto à Mãe do Senhor. A plenitude do Espírito é a característica dos tempos messiânicos e suscita atitudes de misericórdia, bondade, justiça, paz, esperança e reconciliação. Na força do Espírito, a Igreja inicia e mantém sua ação missionária.

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.

Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.

13234901_1212601692105843_584431256_o_a (Copy)

Por norma, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, data instituída como a da ressurreição de Jesus Cristo. Para os cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal.

O termo “Pentecostes” se originou a partir do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa.

Na Bíblia, a comemoração do Pentecostes é citada pela primeira vez no Atos dos Apóstolos 2, episódio que narra o momento em que os apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo, logo após a subida de Jesus aos céus.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos dos Apóstolos 2:1-4)

Foto: Angela Zolhof

Artigo anteriorCapuchinhos difundem o Carisma franciscano no Haiti
Próximo artigoPapa em Pentecostes: filiação divina é nossa vocação, nosso DNA