Frei Luiz Carlos Siqueira vence o concurso do logotipo do 85° Capítulo Geral da Ordem

Com a escolha, o Capítulo Geral que acontecerá neste ano já tem seu logotipo oficial

frei + logo (Copy)
Frei Luiz Carlos Siqueira e, no detalhe, o logotipo vencedor

Pascom, com informações de Frei Geilton José Nunes Gomes / Capuchinhos do Brasil

O Ministro da província Nossa Senhora dos Anjos, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Frei Luiz Carlos Siqueira, é o vencedor do concurso do logotipo do 85° Capítulo Geral da Ordem, que será realizado ainda este ano.

Em breve descrição, o desenho mostra a mão de uma pessoa – simbolizando Cristo – segurando o pé de uma outra, indicando a posição de lavar os seus pés.

A imagem foi inspirada na Rnb VI,3-4 (Regra não Bulada) “E ninguém se denomine prior, mas todos, sem exceção, sejam chamados de irmãos menores. E um lave os pés do outro.” Que por sua vez nos remete a João 13,14, onde Jesus diz que aos seus discípulos que devem aprender o significado do gesto que Ele acabara de realizar.

O tema do Capitulo Geral nos diz que devemos aprender com Jesus, “ …Aprendei de mim …e vós encontrais” (Cf. Mt 11, 29) para ajudar aos irmãos do mundo inteiro a refletir sobre a Ratio Formationis  [o sistema de formação] que nos diz: “…O coração do Evangelho é a forma de vida de Jesus, que escolheu não consumar a própria existência em beneficio próprio, mas vivendo para os outros.

Nele, descobrimos que a vida consiste na arte do encontro. Jesus, abrindo-se a Deus e fazendo de si mesmo uma porta aberta ao encontro com os outros, ensina-nos qual é o paradoxo do cristão: possuir a vida consiste em doá-la…” (Ratio Formationis 1,4). Portanto a formação deve levar o formando ao coração do Evangelho, isto é, aprender com o Mestre que chama, o que significa lavar os pés uns dos outros.

O desenho está dentro de um círculo marrom, cor do hábito do Frade Menor Capuchinho. O círculo significa o mundo, no qual o frade menor está inserido e dentro dele, aprender com o Mestre a lavar os pés dos irmãos e ser submissos a todos. (Cf SV 16-17)

Artigo anteriorQual a origem da celebração de Corpus Christi?
Próximo artigoArraial dos Frades Capuchinhos será em 9 e 10 de junho, dois dias de pura alegria