Frades Capuchinhos preparam uma grande festa para São Sebastião no dia 20

Serão 14 missas durante o dia a partir das 5h da manhã; Cardeal Orani Tempesta presidirá Missa Solene às 109h; a tradicional procissão sairá da igreja às 16h em direção à Catedral, no centro

Design sem nome (2)Por Emilton Rocha / Pascom

Neste domingo, 19, quando será encerrada a Trezena de São Sebastião – cujo tema este ano é “São Sebastião, ardoroso missionário” –, tudo já estará preparado na Basílica de São Sebastião, na Tijuca, para a grande festa em homenagem ao Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro no dia seguinte, 20, cujas comemorações começam ainda na madrugada. Em vários pontos da cidade haverá a alvorada com explosões de fogos e, na Basílica, missas de hora em hora, a partir das 5h até às 20h, quando a procissão retornar do centro da cidade (veja os horários das missas abaixo). No pátio, estarão funcionando a lojinha de artigos religiosos, barracas de alimentos e barracas de souvenirs. Durante todo o dia haverá distribuição de água benta.

Missa Solene com Dom Orani e a tradicional Procissão

Às 10h, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá Missa Solene e, às 16h, a tradicional procissão sairá da igreja em direção à Catedral Metropolitana, no centro da cidade, onde será realizado o Auto de São Sebastião com missa de encerramento ao final. Após às 19h a procissão com a imagem do santo guerreiro estará retornando ao santuário onde estarão centenas de pessoas à sua espera, acenando bandeirinhas, cantando e orando para a última missa do dia, às 20h.

Diversos estados brasileiros celebram o santo que o tem como padroeiro em centenas de cidades. Mas é na cidade do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque, já que São Sebastião é o padroeiro do município, sendo esse dia um feriado municipal para os cariocas. O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares. É um dos santos mais queridos do Brasil.

A data é celebrada com uma festa litúrgica na Igreja Católica, em homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do Cristianismo. As comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades de todo o Brasil.

Oração de São Sebastião

“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos

Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca

Horários das missas: 5h, 6h, 7h, 8h, 10h (Missa Solene), 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h (após o retorno da procissão)

Endereço: Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação do Metrô Afonso Pena.

Artigo anteriorDevoção e culto a Nossa Senhora de Nazaré poderão se tornar patrimônio da humanidade
Próximo artigoComo Jesus viveu sua infância e juventude?