Semana Franciscana na Basílica: de 29 de setembro a 5 de outubro

Uma série de eventos foi elaborada para homenagear São Francisco de Assis, considerado pai e fundador da Ordem dos Frades Menores

sao-francisco-de-assisEmilton Rocha / Pascom

De 29 de setembro a 5 de outubro, o Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos estará celebrando a Semana Franciscana, com uma ótima programação de eventos elaborados pelos frades, cuja Ordem tem São Francisco de Assis como pai e fundador. A Família Franciscana é dividida em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM Conv) e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM Cap).

A abertura da Semana Franciscana na Basílica será neste sábado, 29 de setembro, com dois grandes eventos: a Ordenação Presbiteral de Frei Renato Moreira, às 11h, com Santa Missa presidida pelo Cardeal Orani Tempesta; e Missa Solene, às 17h, em honra a São Miguel Arcanjo. No dia seguinte, domingo, no Cine Pipoca, será exibido o filme “São Francisco de Assis, o Musical”, no Salão Frei Nemésio, às 19h30 .

Segunda, 1º de outubro, é o primeiro dia do Tríduo, com celebração da Santa Missa, às 18h. Na Escola da Fé (Salão Frei Nemésio), às 19h30, o tema da palestra será “A Encarnação de Jesus na Visão Franciscana”, apresentada por Frei Renato Moreira. No dia 2 (segundo dia do Tríduo), será celebrada a Santa Missa às 18h e, às 19h30, o Terço dos Homens terá como tema “Rezando a Coroa Franciscana com o Terço dos Homens”.

No terceiro dia do Tríduo, dia 3, quarta-feira, será celebrada a Santa Missa, às 18h, e, após, a encenação do “Trânsito de São Francisco”. Na quinta-feira, 4, Dia de São Francisco de Assis, haverá celebração de missas às 7h, 9h e às 18h. A tradicional Bênção dos Animais será feita em dois horários: às 10h, no pátio da igreja, e às 16h na praça Afonso Pena (Tijuca).

Na primeira sexta-feira do mês, dia 5, a Bênção dos Bapuchinhos será realizada ao final das missas de 6h, 7h, 8, 9h, 10h e 18h. Durante o dia, as bênçãos serão dadas a cada meia hora. E às 19h: a “Noite dos amigos de São Francisco”, com show de prêmios, no Salão Frei Nemésio.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu no dia 5 de julho de 1182, na cidade de Assis (Itália, com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Era filho de um comerciante italiano de nome Pietro di Bernardone dei Moriconi e de sua esposa Pica Bourlemont, e tinha origens francesas. A família fazia parte da rica burguesia de Assis, e tinha prestígio no nome e nas posses financeiras. Era chamado pela família de “Francesco” nome cuja origem ainda hoje não foi determinada. [column size=”one-fourth” title=”Viveu uma conversão brusca em sua juventude, passando de jovem rebelde e mundano, a uma vida religiosa de completa pobreza. Abandonou sua família e sua antiga vida e foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, juntamente com um amigo que chamava de “irmão Leão”.”][/column]

Francisco cresceu e se tornou popular entre seus amigos devido à sua vida rebelde, às extravagâncias, bebedeiras, pela suas roupas caras, por esbanjar dinheiro e ter paixão por aventuras. Tinha o desejo de ser “herói” e por isso alistou-se, em 1202 como soldado na guerra de Assis contra a Peruggia. Foi capturado e passou cerca de um ano preso, à espera de ser resgatado.

Recebeu seu chamado em Assis, durante uma farra com os amigos, onde foi tocado por Deus e desde então começou a perder o interesse pelas farras, dinheiro, riquezas, posses, etc, passando a se preocupar com os mais necessitados e em fazer a vontade de Deus, servindo-o através da doação total e incondicional da sua vida.

Viveu uma conversão brusca em sua juventude, passando de jovem rebelde e mundano, a uma vida religiosa de completa pobreza. Abandonou sua família e sua antiga vida e foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, juntamente com um amigo que chamava de “irmão Leão”. Sua decisão e vivacidade atraiu a outros adeptos, fazendo com que ele fundasse mais tarde a Ordem dos Frades Menores, hoje conhecidos como Franciscanos.

Juntamente com seus “filhos”, Francisco renovou a vivência do catolicismo na época, conservando o hábito de viajar a pé pelas localidades, pregando e vivendo completamente das doações que recebiam. Segundo São Francisco, o evangelho deveria ser seguido à risca, com todo rigor, imitando a vida de Jesus. Desenvolveu latentemente o dom da caridade, pregando o amor à Criação de Deus, à natureza, aos animais, e sobretudo ao ser humano, e vivendo a total doação a estes, e valorizando especialmente os mais pobres. Chamava a todas as criaturas de Deus de irmãos, e se considerava a menor delas. Até hoje é um dos santos da Igreja mais devotados, santidade esta que foi firmada desde que ainda estava em vida, sendo conhecido por muitas pessoas e chamado de santo ainda em vida.

Faleceu em 1226, no dia 3 de outubro, e foi canonizado em 1228, menos de dois anos depois. É conhecido como o protetor dos pobres e doentes e também patrono dos animais e da natureza.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FRANCISCANA

Dia 29/09 – às 11:00h Ordenação Presbiteral de Frei Renato Moreira.

Às 17:00h Missa Solene em honra a São Miguel Arcanjo.

Dia 30/09 – às 19:30h Cine Pipoca:  São Francisco de Assis, o Musical;

Dia 01/10 – às 18:00h Santa Missa – Primeiro dia do Tríduo.

Às 19:30h Escola da Fé com o tema: A encarnação de Jesus na visão Franciscana.

Dia 02/10 – às 18:00h Santa Missa – Segundo dia do Tríduo.

Às 19:30h rezando a Coroa Franciscana com o Terço dos Homens.

Dia 03/10 – às 18:00h Santa Missa – Terceiro dia do Tríduo.

Após a Missa – Trânsito de São Francisco encenado.

Dia 04/10 – Solenidade de São Francisco de Assis

Missas solene às 07:00h, 09:00h e às 18:00h.

Às 10:00h, bênção dos animais no pátio da Basílica.

Às 16:00h, bênção dos animais na Praça Afonso Pena.

Dia 05/10 – Bênção dos Capuchinhos – Santa Missa às 06:00h, 07:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h e 18:00h. Durante todo o dia Bênção de 30min em 30min.

Às 19:00h Noite dos amigos de São Francisco com Show de Prêmios – Salão Nobre Frei Nemésio.

Artigo anteriorECC e Pastoral Familiar se reúnem para integração, reencontro com amigos e confraternização
Próximo artigoCapuchinhos revivem o Trânsito de São Francisco de Assis nesta quarta-feira, 3