O Santuário Basílica de São Sebastião anunciou que estão abertas as inscrições para a Crisma – só que este ano será online, devido à pandemia de covid-19. O início está previsto para o dia 11 de abril. Serão duas turmas semanais: quintas-feiras, às 19h, com o catequistas Nilson Perissé, e sábados, às 16h, com o também catequista Frei Rafel Kruger. As informações poderão ser obtidas pelos telefones 2204-7900, opção 3, e 98247-2737. Os futuros crismandos deverão ter no mínimo 15 anos.

">
24 de março de 2021

Frades Capuchinhos anunciam Curso de Crisma online com início previsto para abril

Serão duas turmas semanais, às quintas-feiras e sábados; as inscrições já estão abertas

 290fde901689acdc5ce71aec11a9ac25Por Emilton Rocha / Pascom Capuchinhos

O Santuário Basílica de São Sebastião anunciou que estão abertas as inscrições para a Crisma – só que este ano será online, devido à pandemia de covid-19. O início está previsto para o dia 11 de abril. Serão duas turmas semanais: quintas-feiras, às 19h, com o catequista Nilson Perissé, e sábados, às 16h,  com o também catequista Frei Rafel Kruger. As informações poderão ser obtidas pelos telefones 2204-7900, opção 3, e 98247-2737. Os futuros crismandos deverão ter no mínimo 15 anos.

A palavra Crisma vem do grego “chrisma”, que significa óleo. Em português, o Crisma significa o óleo sagrado, ao passo que a Crisma significa o sacramento da Confirmação. Através de encontros semanais você poderá revisitar as principais questões do Catecismo da Igreja Católica, fortalecer sua vida de oração e preparar-se para o sacramento da Crisma que ocorrerá após a formação.

Pelas turmas anteriores no Santuário já passaram crismandos de 30, 40, 50, 60 e 70 anos, o que mostra que não há barreiras de idade quando desejamos fortalecer nosso compromisso com Jesus e a Igreja. Aos interessados serão enviados os formulários para as inscrições.

Segundo o Papa Francisco, o sacramento da Crisma “promove um crescimento da graça batismal: une-nos mais fortemente a Cristo; cumpre a nossa ligação à Igreja; dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da Cruz”.

62119804_2550159001690603_7063650936106778624_n

Os catequistas Nilson Perissé e Frei Rafael Kruger

Os sete sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, assim como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Correspondem às etapas e momentos importantes da vida do cristão, de forma semelhante às fases da vida natural e da vida espiritual. O Sacramento do Crisma ou Confirmação faz parte dos rituais de iniciação cristã da Igreja Católica, junto com o Batismo e a Eucaristia. Entenda melhor sobre o significado e importância deste ritual sacramental.

Sacramento da Crisma ou confirmação

Jesus instituiu o Sacramento do Crisma para confirmar o Batismo e para que nossa fé amadureça e cresça, através da plenitude do Espírito Santo que derrama seus dons sobre nós. Quem escolhe livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, recebe a força para testemunhar o amor e poder do Senhor com atos e palavras. A prática de transmitir a graça do Espírito Santo através da imposição das mãos existe desde os primórdios da Igreja Católica. Bem no início, foi acrescentada à imposição das mãos a unção com o óleo Crisma.

Ao sermos batizados, já nos tornarmos filhos de Deus. O Sacramento do Crisma é feito para nos enraizar mais profundamente, de forma voluntária, nessa filiação divina. Também se torna mais forte o vínculo com a Igreja, assim como a participação mais ativa em sua missão. O crismado é um soldado de Cristo, sua testemunha. Para seguirmos essa importante tarefa, recebemos no Sacramento do Crisma os dons do Espírito Santo que, de acordo com a tradição da Igreja, são sete: ciência (ou conhecimento), conselho, fortaleza, inteligência, piedade, sabedoria e temor a Deus.

clear