Fiéis lotam o Santuário na Quarta-Feira de Cinzas

DSCN0852a_aaa

Missa destaca a Quarta-Feira de Cinzas e a Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Frei Eduardo Melo, que celebrou Missa no Santuário cheio de fiéis, diz que na Quarta-Feira de Cinzas “ficamos um pouco mais parecidos com Cristo”. De acordo com ele, “a Quarta-Feira de Cinzas é o momento em que a Igreja nos lembra que somos pó. Nós recebemos as cinzas sobre a cabeça, iniciamos o tempo da Quaresma – quarenta dias de preparação para a celebração da Páscoa – e fazemos essa caminhada com Jesus até o deserto da nossa vida. Todos nós precisamos de conversão”.

Para o sacerdote, “reconhecemos diante de Deus que somos pecadores miseráveis. E com a misericórdia dele nós somos transformados, ficamos um pouco mais parecidos com Cristo. Que a Quarta-Feira de Cinzas nos ajude a lembrar que nós estamos numa caminhada de conversão até o dia da nossa morte.”

Em sua homilia, Frei Eduardo destacou também o início da Campanha da Fraternidade cujo tema este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema “Eu vim para servir”. A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

Nas fotos, o sacerdote  passa as cinzas abençoadas na testa dos fiéis

DSCN0847a_aaa DSCN0846a_aaa DSCN0832a

Artigo anteriorPapa Francisco abre a Campanha da Fraternidade 2015