Neste fim de semana, sábado e domingo (15 e 16), acontece o tradicional Arraial dos Capuchinhos, a partir das 16h, no pátio do Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, à rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

">
13 de junho de 2019

Arraial dos Capuchinhos acontece neste fim de semana, sábado e domingo

Música ao vivo, brincadeiras, quadrilhas e comida gostosa garantem duas noites divertidas e agradáveis; a tradicional festa junina dos frades capuchinhos é muito concorrida no bairro da Tijuca

capaPor Emiton Rocha / Pascom

É chegada a hora então dos tijucanos se prepararem para se banquetear com comidas típicas das festas juninas, assistirem as performances dos pares nas quadrilhas e dançarem ao som de forró ao vivo.

No país, as 7 maiores e melhores festas juninas são realizadas em São João de Campina Grande (PB), que se estende pelo mês inteiro; São João de Caruaru (PE), denominada a “capide tal do forró”; Forró Caju, em Aracaju (SE), seu evento mais popular; Mossoró Cidade Junina (RN), que arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade; Salvador (BA): se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação; Bumba-Meu-Boi, São Luís (MA), que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30); e Cidade Junina, Teresina (PI), cuja capital se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João.

As igrejas também preparam a sua festa junina com muito carinho para atrair os paroquianos que festejam Santo Antônio, São João e São Pedro. Na Tijuca (RJ), O Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos estará realizando, nos dias 15 e 16 de junho, sábado e domingo, a sua deliciosa festa junina. Dois dias de muita alegria, comidas típicas, barraquinhas diversas, pula-pula, sorteio, música ao vivo e quadrilhas que estarão animando ainda mais o Arraial dos Capuchinhos no pátio da basílica, na Tijuca. Você terá à sua disposição, além da música ao vivo dançante, muita gente bacana dançando quadrilhas, pula-pula para as crianças, barracas com pescaria, caldos, canjicas, pastel de forno, pizzas, salsichão, churrasquinho, tapioca, doces, cachorro quente, entre outras delícias.

A festa tem início a partir das 16h. Venha e traga a família. É diversão garantida, com certeza!

Origem das festas juninas

Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.

A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) São Pedro(dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.

ARRAIAL DOS CAPUCHINHOS 2019

Dias: 15 e 16 de junho

Horário: a partir das 16h

Local: Pátio da Basílica