Em curso a Novena de Nossa Senhora dos Anjos em preparação para a grande festa no dia 2 de agosto

Programação da festividade inclui Missa Solene, festa caipira, lives, kit com comidas típicas e sorteio de cesta com alimentos

nossa senhora dos anjosPor Emilton Rocha

Está em curso, de 24 de julho a 1 de agosto, no do Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca (RJ), a Novena de Nossa Senhora dos Anjos em preparação para a grande festa no 2 de agosto. Padroeira da Ordem Franciscana, era a Santa de devoção de São Francisco de Assis junto de São Miguel Arcanjo.

No dia 2 (domingo), dia da santa, às 18h30, será celebrada a Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos, ocasião em que será feita uma live em sua homenagem, após a Missa das 11h. A Festa de Nossa Senhora dos Anjos é uma das mais importantes da família franciscana, pois foi estendida pelo Papa Sisto IV a todas as igrejas. Louvemos ao Senhor que fez nascer o pai São Francisco que revolucionou, com sua ordem, a Igreja sem precisar abandoná-la ou fundar outra.

O título de Nossa Senhora tem sua origem com os franciscanos. A Ordem Franciscana é proprietária da Basílica de Santa Maria dos Anjos, situada em Assis, na Itália. Nessa Basílica, fica a capela da Porciúncula, onde São Francisco faleceu. Ali é considerado o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.

Ninguém sabe com certeza a origem da capela. Diz a tradição que um grupo de peregrinos, que voltava da Terra Santa, a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. E que quando os fiéis se reuniam para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a Basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.

A Capela Porciúncula, que significa “pedacinho”, recebe esse nome devido aos beneditinos que tinham vivido ali antes de se instalar no Monte Subásio. Eles lhes haviam dado uma pequena porção de terra para o cumprimento de suas obrigações monásticas.

Neste local, São Francisco recebeu a indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até hoje, é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, o Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.

Condições para a Indulgência Plenária da Porciúncula

No dia 2 de agosto de cada ano (das 12h do dia 1º de agosto até as 24h do dia 2), pode se adquirir a Indulgência Plenária, com as seguintes condições:

Visitando uma igreja franciscana, onde se reza o Pai-nosso e o Credo, a Confissão e a Comunhão eucarística e a oração na intenção do Papa. A indulgência só pode ser lucrada uma vez para si, ou para os defuntos. Os que visitarem a Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, podem receber a mesma graça durante todo o ano, conforme um especial decreto da Penitenciaria Apostólica  datado em 15 de julho 1988 (Portiuncolae sacrae aedes).

Festa com lives, comidas típicas caipiras e sorteio

Festa Caipira em agosto

Para não passar em branco devido à pandemia, no dia 1° de agosto tem início a festa junina dos capuchinhos – uma Festa Caipira –, limitada a algumas barracas que serão montadas no pátio da igreja e sem aglomeração. No dia 2, domingo, uma live homenageará Nossa Senhora dos Anjos, após a missa das 18h30. Na semana seguinte, 8 e 9 (na véspera e no Dia dos Pais), a festa continua, com pratos típicos à venda mediante ingressos adquiridos previamente. Estarão à venda durante os quatro dias caldos, canjica, curau, salgados, refrigerantes, bolos, bobó de camarão, etc. Aqueles que não obtiverem ingressos antecipadamente por algum motivo, poderá comprá-los em um caixa localizado no pátio da Basílica. Os recursos arrecadados serão destinados à manutenção da igreja.

As pessoas que participarem das missas nesses dois finais de semana vão poder comprar comidas típicas nas barracas após as missas, mas não será permitido comer no local). No dia 8, véspera do Dia dos Pais, será realizada uma live de forró em horário ainda a ser definido. No domingo, 9, Dia dos Pais, a pedida será um bobó de camarão.

Sorteio de cesta de alimentos

Uma cesta com vários produtos alimentícios será sorteada no Dia dos Pais. Para concorrer, o interessado deve adquirir um número ao preço de R$ 5,00. A cesta contém: torradinha mineira, rapadura, biscoito amanteigado com goiaba, biscoito rosquinha mesclada, azeite de oliva extra virgem, rapadura de caju, melado, manteiga de garrafa, mel, goiabada diet, molho de tomate e frutos do mar, doce de caju, doce de caju em calda, mini milho, doce de goiaba cristalizado, kit de temperos, ambrosia, cocada cremosa com doce de goiaba, cocada cremosa com doce de abóbora, molho de carne bovino, vinho e tomate, ketchup caipira e mostarda caipira, pimenta em conserva, antepasto de palmito com tomate, linguiça caseira, queijos.

Artigo anteriorSanto do dia 13 de julho: SANTA TERESA DE JESUS DOS ANDES
Próximo artigoSob pandemia, Província Nossa Senhora dos Anjos realiza retiro anual usando a tecnologia