29 de março de 2018
Encenação da Via Sacra emociona grande público em praça da Tijuca
Evento foi realizado na Praça Afonso Pena pelas paróquias da Primeira Forania do Vicariato Norte
Por Emilton Rocha / Pascom
As paróquias integrantes da Primeira Forania do Vicariato Norte – São Francisco Xavier, Nossa Senhora das Dores, São Francisco de Assis, São Joaquim, Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), Nossa Senhora da Salette e Santa Teresinha do Menino Jesus – encenaram na noite desta Quarta-Feira Santa, 28, a Via Sacra na Praça Afonso Pena, Tijuca. Uma multidão assistiu emocionada as catorze estações. Durante a apresentação, garotos que jogavam bola na quadra da praça pararam para acompanhar o desdobramento da apresentação. Segundo observadores, o número de espectadores mais que dobrou em comparação a anos anteriores. Os atores que encenaram a Via Sacra pertencem ao grupo de jovens do Santuário Nossa Senhora da Salette (Catumbi).
A emoção esteve sempre presente, especialmente nas estações onde foi relatada a condenação, os castigos, a paixão de Jesus por todos os homens e mulheres desse mundo e a morte e ressurreição do Filho de Deus.
– Uma maravilha! Uma praça que se preze tem que oferecer um espetáculo como o que assistimos, com bons atores e um grande público. Valeu a pena ter ido – disse o diretor de teatro Limachem Cherem.
A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heroico, demonstrou uma profunda obediência ao Pai Eterno e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.
O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.
A programação para esta Quinta-Feira Santa é a seguinte:
9h – Santa Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana.
20h – Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, desnudação do Altar, translado do Santíssimo Sacramento. Adoração silenciosa; no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos).