Emoções e belas surpresas marcaram o 24º Encontro de Casais com Cristo

“Tenho certeza que foi um trabalho muito bonito e que agradou demais ao nosso Mestre maior: Jesus Cristo” (Henriette de Souza, coordenadora)

capa site
Casais participantes do 24º ECC; agachado, Frei Almir da Silva, dirigente espiritual / Foto: Angela Zolhof

Por Emilton Rocha / Pascom

O Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos, por meio da Pastoral Familiar, realizou nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, o 24° Encontro de Casais com Cristo (ECC), no Instituto Padre Leonardo Carrescia, no Rio Comprido. Vinte e quatro casais participaram do ECC, evento integrante da programação anual do Santuário.

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social. Teve início em 1970 na cidade de São Paulo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Pompéia, e seu fundador foi o padre Alfonso Pastore, que certa vez disse: “começou porque Deus quis”. A presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade.

O evento tradicionalmente ocorre em um final de semana, iniciando no sábado e encerrando no domingo à noite. Na ocasião, marido e mulher têm a oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida conjugal, por meio de palestras, depoimentos e dinâmica de grupos que integram o processo.

henriette e o marido
Henriette e Cláudio: desde 2011 participando de todos os ECCs

Os coordenadores Henriette Leonardo Cunha de Souza e Cláudio Gonçalves de Souza, casados há 28 anos, foi um dos cinco casais que prepararam o ECC. Esses casais foram convidados por Frei Arles Dias de Jesus, reitor da Basílica. Escolhidos os 5 dirigentes, iniciou-se a montagem do ECC. Henriette e Cláudio foram o Casal Fichas – aqueles que convidam os casais da comunidade a participarem do ECC, abordando-os na saída das missas dominicais, e que distribuem cartazes, banners, avisos em prédios e colégios próximos à igreja.

“Fizemos o 18º ECC aqui na nossa paróquia, em 2011. Desde então temos participado ativamente de todos os ECCs, trabalhando para novos casais”, disse ela à Pascom.

Nestes oito anos Henriette e Cláudio trabalharam como Casal Apresentador, Dirigentes de Círculos de Estudo, Coordenação de Visitação e Externa, como Dirigente Casal Palestra e Dirigente Casal Fichas. Este ano, ambos foram convidados a assumir a Coordenação Geral, trabalhando em conjunto com mais 4 casais dirigentes, além do Dirigente Espiritual.

A cada ECC novas equipes se formam. Todo esse pessoal veio se reunindo para a realização deste 24º ECC desde o final de janeiro, em reuniões semanais de preparação. Na reta final, as reuniões aconteciam até 3 vezes por semana.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado deste ECC. Ao final de 2 dias de trabalhos incansáveis de todas as equipes, pudemos ver a alegria e a emoção estampadas em cada choro ou sorriso dos Encontristas”, diz Henriette, orgulhosa com o resultado. “Tenho certeza que foi um trabalho muito bonito e que agradou demais ao nosso Mestre maior: Jesus Cristo. É para Ele que trabalhamos, em busca de engajar novos casais a serviço de Cristo em nossa Paróquia. Pescamos muitos casais”.

E continua: “A total dedicação e doação das pessoas da nossa Comunidade. Sem essas pessoas o ECC não existiria. São elas que recebem o chamado de Cristo para atuarem com tanta disposição em diversas equipes para realizar o ECC.”

O ECC hoje

Atualmente o ECC é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui) Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB). O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como Igrejas Domésticas, Formadoras de Pessoas, Educadoras na Fé e Promotoras do Desenvolvimento, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o futuro da Humanidade passa pela Família.

Espírito do ECC

O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um serviço da Igreja às famílias da paróquia. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Padre Alfonso Pastore chegava a dizer que quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma. O ECC é feito de casais para casais.

Depois do grande êxito, Henriette escreveu: “Como coordenadores agradecemos a Deus por termos tido saúde e disposição para trabalhar mais uma vez para o ECC; as nossas equipes que foram muito parceiras em todas as suas atribuições; aos dirigentes que coordenaram junto conosco este ECC; ao Frei Almir que foi designado pelo Frei Arles para nos acompanhar em todas as reuniões e dar direção espiritual ao nosso trabalho; aos casais encontristas que com o seu “sim” nos permitiram mostrar a eles que uma vida com o Cristo em seu lar se torna muito mais fácil de viver seu matrimônio e superar qualquer tipo de desafio que surja pela frente”.

Artigo anteriorArquidiocese do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o Casamento Comunitário
Próximo artigoBasílica dá início à Trezena de Santo Antônio no dia 31 de maio