Festa do Círio de Nazaré acontece nesta semana na Tijuca

Nesta semana estaremos nas ruas clamando por Maria nas procissões luminosa de sábado (12) e no domingo (13), com a berlinda que irá levar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da Tijuca

cartaz do cirio 2019
No cartaz, Maria cercada por anjos e, ao fundo, a imagem de nosso presbitério e sua cúpula. / Arte: Frederico P. Araujo

Emilton Rocha / Pascom

Uma das maiores manifestações religiosas em honra a Virgem Maria, o Círio de Nazaré reúne milhares de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas de Belém, no Estado do Pará. A tradicional procissão que acontece anualmente naquele estado também faz parte do calendário religioso da cidade do Rio de Janeiro, especificamente na Tijuca onde está localizado o Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), frequentado por um grande número de paraenses moradores da cidade.

Mas não apenas os paraenses rendem homenagens à santa. Muitos cariocas católicos que adotaram Nossa Senhora de Nazaré no coração também participam da festa da Rainha da Amazônia, na Tijuca.

A procissão que acontece no dia 13 de outubro e atrai milhares de pessoas, geralmente dura cerca de uma hora. O seu itinerário abrange os quarteirões próximos à Basílica de São Sebastião, na rua Haddock Lobo, 266. Depois, os fiéis retornam à igreja para participar da missa celebrada pelo Cardeal Orani Tempesta.

A Associação do Círio de Nazaré na Basílica de São Sebastião divulgou a programação da festa da padroeira dos paraenses que acontecerá simultaneamente com a de Belém (PA), no dia 13 de outubro, e que tem como principais destaques o tríduo à Rainha da Amazônia, de quinta, 10, a sábado, 12; a procissão luminosa no sábado, às 18h; e a grande procissão pelas ruas da Tijuca, domingo, 13, saindo às 10h. A Missa Solene será presidida pelo Cardeal Arcebispo Orani Tempesta. O Grupo de Carimbó Tamaruteua também se apresentará sábado.

As camisas da festa do Círio já estão à venda na lojinha de artigos religiosos, no estacionamento, aos sábados e domingos, e na secretaria de segunda a sábado no horário comercial, ao preço de R$ 30,00.

Lema: “Maria Mãe da Igreja”

De 10 a 13 de Outubro de 2019

Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos / Associação Nossa Senhora de Nazaré do Rio de Janeiro

Quinta-feira (10/10)

7h30h – Deslocamento da Imagem de N. S. de Nazaré da Basílica para o Colégio Maria Raythe, quando será recepcionada pelos alunos

17h40 –Deslocamento da Imagem do Colégio Maria Raythe, Rua Haddock Lobo, 233 Tijuca, para a Basilica de São Sebastião – Haddock Lobo, 266 Tijuca

17h55 – Chegada da Imagem ao Santuário de São Sebastião

18h – Missa de Abertura do Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré

Sexta-feira (11/10)

Missa às 18 h com a apresentação do Manto.

Segundo dia do Tríduo.

Sábado (12/10)

7h – Missa

8h30 – Missa

9h – Deslocamento da imagem de N. S. de Nazaré para a Medalha Milagrosa

11h30 – Missa

17h – Missa

18h – Procissão luminosa da Imagem de N. S. de Nazaré, saindo da Capela da Medalha Milagrosa para a Basílica de São Sebastião, Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca

19h – Apresentação do Grupo de Carimbó Tamaruteua no pátio da Basílica.

(Com Comidas típicas do Pará)

Domingo (13/10)

8h30 – Missa

10h – Saída do Círio de Nazaré – Procissão

11h30 – Missa Solene do Círio de Nazaré presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. Sorteio da rifa da Imagem de N. S. de Nazaré.

18h – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

(Encerramento da Festa)

Artigo anteriorSão Francisco de Assis: 12 fatos fascinantes que talvez você não conhecia
Próximo artigoConfira a Mensagem do Papa Francisco para o Círio 2019