18 de março de 2020

Capuchinhos e cariocas irão formar uma grande corrente de orações nesta sexta

Às 12h em ponto os sinos da Basílica irão repicar e todos os fiéis em casa ou no trabalho (não precisam ir até a igreja) rezarão as orações do Ângelus e de São Sebastião, pedindo a sua intercessão contra a pandemia do coronavírus

trezena site (1) (1)

São Sebastião, protetor de todas as pestes e epidemias: pedido de proteção contra o coronavírus

Por Emilton Rocha*

Nesta sexta-feira, 20, dia em que se faz memória de São Sebastião, os Frades Capuchinhos estarão dando a bênção para todos os moradores da Cidade do Rio de Janeiro, principalmente aqueles do bairro da Tijuca, onde se localiza o Santuário Basílica de São Sebastião (“advogado contra as epidemias, a fome e as guerras”). Será às 12h em ponto, quando os sinos da igreja começarem a tocar. Neste horário, os frades começarão a rezar a Oração do Ângelus, em seguida a Oração de São Sebastião, pedindo a sua intercessão contra a escalada do coronavírus e darão uma bênção especial para toda população da cidade e vítimas da pandemia.

Cada fiel deverá pedir a proteção de seus lares para que o Santo Padroeiro afaste todas as epidemias e pandemias da Cidade do Rio de Janeiro e do país. Após as orações, os frades darão a bênção do Santíssimo Sacramento. “Coloquemos o nosso coração em Deus, depositando nossa confiança em Jesus Cristo através da intercessão de São Sebastião”, solicita Frei Jorge Luiz de Oliveira, reitor do Santuário.

A bênção vai acontecer na porta de entrada da Basílica, mas sem a presença de fiéis, bastando que orem em suas casas ou em seus locais de trabalho.

Os frades pedem que, ao meio-dia, as pessoas rezem mesmo que não ouçam o badalar dos sinos, por estarem longe ou por outros motivos, e que neste horário comecem a rezar o Ângelus seguido da oração de São Sebastião.

Divulgue esse convite em seus grupos, compartilhe com seus amigos e com sua família para que este acontecimento tenha uma extensão maior, pois os capuchinhos querem repassar a bênção a todos.

O que é coronavírus? (COVID-19)

De acordo com a Agência Brasil, o Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

coronavirus-12029745Os seus sintomas envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.

ORAÇÃO DO ÂNGELUS

P: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

T: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

P: Eis aqui a escrava do Senhor.

T: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria…

P: E o Verbo se fez carne.

T: E habitou entre nós.

Ave Maria…

P: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

P: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Repete-se o Glória mais duas vezes)

ORAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO

Glorioso mártir São Sebastião, nosso valoroso padroeiro e defensor,

vós que derramastes vosso sangue

e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo,

alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de lutarmos contra a desonestidade,

a ganância, a corrupção que geram a violência,

e que são os verdadeiros inimigos da justiça,

da esperança, da paz e do amor.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão,

os filhos e as filhas desta Cidade do Rio de Janeiro.

Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual.

Fazei que se convertam aqueles que são instrumentos de infelicidade para os outros.

Que o justo persevere na fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final.

Glorioso batalhador da fé socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes.

Rogai por nós junto ao trono do Altíssimo.

Nós queremos tê-lo sempre como nosso especial advogado e protetor.

Prometemos nunca deixar de vos honrar e divulgar a devoção para convosco.

São Sebastião, advogado contra as epidemias, a fome e as guerras,

rogai por nós sem cessar. Amém.

__________

* Com informações de Frei Almir Silva

clear