Coroinhas renovam votos e cerimoniário é investido na Basílica

12248454_1095451003820913_1921781583_o_aA renovação de votos dos coroinhas e a investidura de cerimoniário marcaram o domingo na Basílica

Manoel Tavares / Fotos: Angela Zolhof

Com muita alegria e júbilo foram celebrados dois eventos na Santa Missa das 11h30 deste domingo, 15, na mais nova Basílica da cidade do Rio de Janeiro. Diante da comunidade em êxtase e do pároco, Frei Arles, aconteceu a renovação dos votos dos coroinhas e a investidura do novo cerimoniário. Foi um momento importante para a vida comunitária da Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos.

Os coroinhas renovaram seus votos para prestar serviço no altar por mais um ano. Os coroinhas são meninos ou meninas, que participam na celebração da missa, ajudando para que a liturgia seja sempre mais bonita e agradável. Eles não são apenas um enfeite, têm função muito importante: ajudam o sacerdote, manuseiam os objetos litúrgicos e os vasos sagrados. Deles, são exigidas piedade, postura, respeito ao sacerdote e a tudo que é sagrado no templo e atenção aos fiéis da assembleia. Ser coroinha exige responsabilidade. No domingo, eles reassumiram, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

10609676_1095450643820949_3446820546079503709_n - Cópia_aO cerimoniário

Foi emocionante acompanhar a investidura do novo cerimoniário, Marlon Assunção. Esse fato é histórico, pois é o primeiro cerimoniário a ser investido na Basílica de São Sebastião e será o responsável pela organização das liturgias. O cerimoniário cuida de partes específicas da celebração, como organizar a missa, cuidar das procissões de entrada e de saída e ainda das procissões externas. Cuida também das insígnias episcopais (báculo, mitra e solidéu); segura a casula do sacerdote nas incensações do altar; organiza os coroinhas e acólitos; e, ainda, deve saber marcar o Missal Romano.

Ainda na ocasião, foi dirigido um apelo a todos para que orassem por esses adolescentes e incentivassem outras crianças, como filhos, netos, vizinhos, de 7 a 17 anos, a participarem desse grupo. Para tanto, devem procurar os coordenadores da Basílica, aos sábados, e iniciarem a formação.

Todos os coroinhas e o cerimoniário foram acolhidos com muitos aplausos pelos presentes.

Artigo anteriorPesar e profunda dor do Papa Francisco pelos atentados em Paris
Próximo artigoAtaques em Paris: mensagem de pesar do arcebispo do Rio de Janeiro