Coral de São Sebastião: para quem gosta de louvar a Deus através da música

Santuário possui atualmente uma das melhores estruturas de som e instrumentos, reflexo da crescente preocupação com a melhoria das celebrações

DSC_0051esta_definitiva (Copy)
Adriana: “Sinto como se eu estivesse em casa, na Colômbia”

Por Emilton Rocha / Pascom

O Coral de São Sebastião, do Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos), tem entre seus integrantes pessoas com profissões e idades variadas que cantam pelo prazer de cantar, de participar e de emocionar durante os eventos religiosos na Basílica. Donas de casa, advogados, médicos e músicos, só para citar alguns, fazem do coro um dos melhores da cidade.

É o caso de Adriana del Pilar Pacheco Coral, colombiana, médica e doutora em Saúde Publica,  que está no Rio fazendo pós-graduação na área de Saúde Pública. “Estou fazendo uma pesquisa sobre dengue e os fatores sociais que podem estar associados a essa doença”, diz ela, que pretende voltar ao seu país em janeiro do próximo ano.

Sobre a sua participação no coral, ela relata: “Num domingo em que fui à missa, conheci Frei Arineu que me convidou a participar do coral, já que gosto muito de cantar. Ele achou que, além de eu ter a possibilidade de cantar, poderia também fazer novas amizades no Rio.”

este
Hugo: “Não é necessário ser profissional para cantar no Coral”

Mesmo com sua atuação no coral, Adriana participa das principais solenidades religiosas. “Eu sigo Nosso Senhor aonde ele quiser e gosto de participar de atividades da igreja. Sou muito devota da Virgem Maria e de alguns santos franciscanos, dominicanos e carmelitas”.

De acordo com Hugo Antunes, coordenador da Pastoral da Música, não é necessário ser profissional ou já ter estudado música como muitos paroquianos pensam ser preciso para cantar no coral. “As pessoas que desejarem integrar o grupo devem ter disponibilidade e comprometimento para participar dos ensaios. É importante dizer que o nosso trabalho pastoral consiste na evangelização, ou seja, levar Deus através da música” – explica.

Para ele, a preocupação maior da Pastoral da Música é capacitar os integrantes da pastoral para que cada vez mais estejam aptos a evangelizar: “Por isso, aqueles que gostam de cantar ou tocar algum instrumento podem procurar a nossa pastoral ao final de cada missa ou entrar em contato com a secretaria da Paróquia”.

esta
Coral de São Sebastião: um dos melhores do Rio

Segundo Antunes, a igreja possui atualmente uma das melhores estruturas de som e instrumentos, reflexo da crescente preocupação com a melhoria das celebrações para os paroquianos. “Precisamos de você, paroquiano, para unir forças ao nosso trabalho”, convoca o músico. “Estamos sempre buscando melhorar e contamos com a sua ajuda. Sintam-se convidados!”

Adriana revela que está  muito contente pela acolhida que o pessoal da música e os frades têm lhe dado nestes meses, desde que começou a frequentar a Basílica: “Quando estou lá, muitas vezes sinto como se estivesse na minha casa, na Colômbia. Obrigada pela amabilidade de vocês.”

Artigo anteriorAmigo da Basílica, Armando Nembri recebe Medalha de Mérito da Inclusão 2017
Próximo artigoCNBB divulga mensagem aos brasileiros para as celebrações do dia 7 de setembro