2 de maio de 2020

Concerto Mariano transmitido ao vivo pela Basílica teve grande audiência

Reitor Frei Jorge de Oliveira disse estar pensando numa live da Coroação de Nossa Senhora para este mês de maio

_DSC6787aaaa

Apresentação de Hugo Antunes nas redes sociais alcançou cerca de dez mil pessoas.

Emilton Rocha / Fotos: Alerrandro Teófilo

Na noite de ontem, 1° de maio, o Santuário Basílica de São Sebastião promoveu a apresentação de um concerto mariano que marcou o início do mês de maio – mês de Maria. A apresentação foi de Hugo Antunes, maestro do Coral de São Sebastião, da Pastoral da Música. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Na audição, com duração de uma hora, as músicas foram apresentadas com violino e piano e teve a participação especial do irmão Hamilton Antunes. No repertório, clássicos como Ave Maria (Schubert); Magnificat; Ave Maria (Gounod); Perfeito é quem te criou; Maria Maria (Milton Nascimento); Nossa Senhora (Roberto Carlos); pot-pourri: A 13 de Maio, Mãezinha do Céu, Maria de Nazaré; A Padroeira (participação Hamilton Antunes); Ave Maria (Vicente Paiva) e Consagração a Nossa Senhora.

A audiência da live, transmitida pelas redes sociais, traduziu-se em (Facebook): Visualizações: 2.500; pessoas alcançadas: 8.851; envolvimento: 3.174; curtidas: 267; compartilhamentos: 57; comentários: 1.200. Já no Youtube, canal recentemente utilizado pelos frades para transmissões ao vivo, houve 701 visualizações.

Em tempos de pandemia, após as determinações das autoridades sanitárias e o veto da Arquidiocese do Rio a celebração de missas públicas, as cerimônias vêm sendo transmitidas pelas redes sociais com boa audiência. A programação semanal fixa é: Oração do Regina Coeli (segunda a domingo); Santa Missa (diariamente); Oração do Terço (terças-feiras); Adoração ao Santíssimo (quintas-feiras); Um coração que pulsa por você (sextas-feiras).

Frei Jorge de Oliveira, reitor, disse que apesar das limitações técnicas e estéticas naturais – “pois essa é uma área desconhecida para nós” –, “estamos entrando aos poucos nesta metodologia, com persistência e vontade, pois é um caminho que se nos apresenta nesse momento”.

_DSC6936aaa

Hamilton e a “Consagração a Nossa Senhora”

Assinalou “que estamos juntos, unidos, não solitários, mesmo cumprindo responsavelmente a quarentena e o isolamento social, ficando em casa ou saindo somente para o estritamente necessário, com todo cuidado”.

O frade tem certeza de que sairemos fortalecidos disso tudo, assim como “estaremos mais preparados para continuarmos futuramente dispondo e aproveitando as possibilidades que as redes sociais oferecem para a evangelização e aproximação entre as pessoas”. Disse ainda estar pensando numa live da coroação de Nossa Senhora.