Concerto Mariano transmitido ao vivo pela Basílica teve grande audiência

Reitor Frei Jorge de Oliveira disse estar pensando numa live da Coroação de Nossa Senhora para este mês de maio

_DSC6787aaaa
Apresentação de Hugo Antunes nas redes sociais alcançou cerca de dez mil pessoas.

Emilton Rocha / Fotos: Alerrandro Teófilo

Na noite de ontem, 1° de maio, o Santuário Basílica de São Sebastião promoveu a apresentação de um concerto mariano que marcou o início do mês de maio – mês de Maria. A apresentação foi de Hugo Antunes, maestro do Coral de São Sebastião, da Pastoral da Música. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Na audição, com duração de uma hora, as músicas foram apresentadas com violino e piano e teve a participação especial do irmão Hamilton Antunes. No repertório, clássicos como Ave Maria (Schubert); Magnificat; Ave Maria (Gounod); Perfeito é quem te criou; Maria Maria (Milton Nascimento); Nossa Senhora (Roberto Carlos); pot-pourri: A 13 de Maio, Mãezinha do Céu, Maria de Nazaré; A Padroeira (participação Hamilton Antunes); Ave Maria (Vicente Paiva) e Consagração a Nossa Senhora.

A audiência da live, transmitida pelas redes sociais, traduziu-se em (Facebook): Visualizações: 2.500; pessoas alcançadas: 8.851; envolvimento: 3.174; curtidas: 267; compartilhamentos: 57; comentários: 1.200. Já no Youtube, canal recentemente utilizado pelos frades para transmissões ao vivo, houve 701 visualizações.

Em tempos de pandemia, após as determinações das autoridades sanitárias e o veto da Arquidiocese do Rio a celebração de missas públicas, as cerimônias vêm sendo transmitidas pelas redes sociais com boa audiência. A programação semanal fixa é: Oração do Regina Coeli (segunda a domingo); Santa Missa (diariamente); Oração do Terço (terças-feiras); Adoração ao Santíssimo (quintas-feiras); Um coração que pulsa por você (sextas-feiras).

Frei Jorge de Oliveira, reitor, disse que apesar das limitações técnicas e estéticas naturais – “pois essa é uma área desconhecida para nós” –, “estamos entrando aos poucos nesta metodologia, com persistência e vontade, pois é um caminho que se nos apresenta nesse momento”.

_DSC6936aaa
Hamilton e a “Consagração a Nossa Senhora”

Assinalou “que estamos juntos, unidos, não solitários, mesmo cumprindo responsavelmente a quarentena e o isolamento social, ficando em casa ou saindo somente para o estritamente necessário, com todo cuidado”.

O frade tem certeza de que sairemos fortalecidos disso tudo, assim como “estaremos mais preparados para continuarmos futuramente dispondo e aproveitando as possibilidades que as redes sociais oferecem para a evangelização e aproximação entre as pessoas”. Disse ainda estar pensando numa live da coroação de Nossa Senhora.

Artigo anteriorPor que maio é o Mês de Maria?
Próximo artigoChova ou faça sol, Frei Jorge leva mensagens diárias de conforto aos fiéis na hora do almoço