O Círio de Nazaré de 2021 não terá procissão pelas ruas de Belém do Pará por causa do medo de contágio por coronavírus, informaram a arquidiocese de Belém (PA) e a diretoria do Círio de Nazaré no domingo, 8 de agosto. Como no ano passado, o evento será adaptado às medidas de combate à covid-19 determinadas pelas autoridades sanitárias. O coordenador da diretoria do Círio, Albano Martins, contou que a programação do Círio de Nazaré 2021 “foi debatida num fórum composto pelos órgãos de segurança e saúde de estado do Pará e será novamente apreciada às proximidades do Círio, provavelmente na segunda quinzena de setembro”.

">
11 de agosto de 2021

Círio de Nazaré 2021 não terá tradicional procissão em Belém

Essa grande festa acontece todos os anos no segundo domingo de outubro em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e chamada também “Rainha da Amazônia”

CiriodeNazare2021_FacebookCiriodeNazare

O Círio de Nazaré de 2021 não terá procissão pelas ruas de Belém do Pará por causa do medo de contágio por coronavírus, informaram a arquidiocese de Belém (PA) e a diretoria do Círio de Nazaré no domingo, 8 de agosto. Como no ano passado, o evento será adaptado às medidas de combate à covid-19 determinadas pelas autoridades sanitárias.

O Círio de Nazaré acontece todos os anos no segundo domingo de outubro em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e chamada também “Rainha da Amazônia”. Em 2019, última fez em que teve a procissão presencial, reuniu cerca de 2 milhões de pessoas e durou aproximadamente quatro horas e meia.  Além da procissão do segundo domingo de outubro, conta ainda com uma programação que se estende por vários dias, incluindo missas, momentos de adoração e procissões. Este ano, porém, esta programação será reduzida e restrita.

“Todos sabem o quanto esperamos a manifestação da Arquidiocese e da diretoria do Círio com relação ao Círio de 2021. É claro que a resposta é aquela que todos esperávamos, vamos fazer sim o Círio. A questão é como vamos fazer o Círio”, disse dom Taveira ao final da missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré.

“Vamos realizar o Círio neste ano de 2021, com as eventuais restrições, mas com a disposição de viver intensamente este Círio,” disse o bispo. “Mais uma vez, não poderemos sair com a corda pelas ruas. A corda será distribuída depois, como foi pensado no ano passado e se repetirá este ano, pelo número de paróquias que nós temos”.

Segundo dom Taveira, toda a programação “pode mudar amanhã para mais ou para menos”. “Nós não podemos assumir uma responsabilidade que venha a comprometer a saúde da população. É necessário ter o respaldo das autoridades do estado e do município, especialmente com relação à saúde pública”, afirmou.

O coordenador da diretoria do Círio, Albano Martins, contou que a programação do Círio de Nazaré 2021 “foi debatida num fórum composto pelos órgãos de segurança e saúde de estado do Pará e será novamente apreciada às proximidades do Círio, provavelmente na segunda quinzena de setembro”.

Martins afirmou que a programação “foi elaborada seguindo a realidade atual, em que a Secretaria de Saúde do Pará nos apontou queda de 90% no índice de contaminação, nas internações, em que o estado em todos os municípios está com bandeira verde”, que indica baixo risco de contaminação.

A seguir, a programação do Círio de Nazaré 2021:

Eventos prévios e paralelos:

10/09: Instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário, onde permanecerão até o encerramento da festividade, em 24 de outubro.

01/10 a 26/10: Abertura do Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica Santuário, nos mesmos moldes do arraial 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para apresentação das bandas militares (18h).

11 a 23/10: Exposição da berlinda na Praça Santuário com a visitação da imagem peregrina, das 8h às 21h, e visitação da imagem peregrina aos bairros da RMB, das 21h às 22h30, em carro da berlinda.

24/10: Missa de encerramento na Basílica Santuário e espetáculo de encerramento com vídeo mapping na fachada da Basílica Santuário de Nazaré e fogos de artifício (18h).

25/10: Subida da imagem original ao glória e missa de encerramento (7h).

Semana do Círio:

05/10: Missa solene de abertura na Basílica Santuário, seguida de concerto musical na praça santuário (18h).

07/10: Missa solene na Basílica Santuário para apresentação do manto 2021 (18h).

08/10: Traslado da imagem peregrina para Ananindeua, em carro berlinda ou carro dos bombeiros, com trajeto limitado às grandes vias (Alm. Barroso, Rodovia BR-316, Rodovia Mario Covas, Avenida Dom Vicente Zico, Avenida Independência, etc) (8h).

9/10: Descida da imagem original do glória (12h), missa da transladação no colégio Gentil (18h), live da decoração da berlinda (19h30), traslado da imagem peregrina para a catedral em carro de bombeiros (horário a definir).

10/10: Missa solene na catedral da Sé (7h) e traslado da imagem peregrina da catedral até a Basílica em carro de bombeiros, com descida na esquina da Av. Generalíssimo Deodoro (horário a definir); entronização da imagem na berlinda oficial e trajeto até a Basílica Santuário para a missa solene do Círio.

Fonte: ACI Digital

clear