Capuchinhos divulgam a programação da Semana Santa, que começa neste Domingo de Ramos

Procissão de Ramos sai da Praça Afonso Pena a partir das 8h, na Tijuca, em direção à Basílica de São Sebastião

hqdefaultPor Emilton Rocha (Pascom)*

O Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, assim como toda a Igreja, estará celebrando a maior festa da religião cristã: a Semana Santa, que começa neste Domingo de Ramos. Esta é a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e mais importante.

Já neste sábado, 24, durante a Missa das Crianças, às 17h, será realizada a Bênção dos Ramos. E no Domingo de Ramos, a concentração para a procissão começa às 7h30, na Praça Afonso Pena, na Tijuca. Às 8h, será realizada a bênção dos ramos na Praça Afonso Pena, seguida de Procissão até o Santuário Basílica de São Sebastião, onde será celebrada Santa Missa Solene. (Veja a programação completa no final deste texto)

A Semana Santa

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros. Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.

Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas. Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.

Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Programação

24/03 – Neste sábado, durante a Missa das Crianças, às 17h, será realizada a Bênção dos Ramos.

25/03 – DOMINGO DE RAMOS

Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana ao Filho de Davi”

7h – Santa Missa na Basílica

8h – Bênção dos Ramos na Praça Afonso Pena, seguida de Procissão até o Santuário Basílica de São Sebastião, onde será celebrada Santa Missa Solene.

9h – Bênção dos Ramos e Santa Missa na Capela São José – Turano

11h30 – Santa Missa na Basílica

19h30 – Santa Missa na Basílica

27/03 – TERÇA-FEIRA SANTA

“Salve, ó Rei, obediente ao Pai; vós fostes levado para ser Crucificado como

um manso cordeiro”

9h – Santa Missa na Basílica

19h30 – Terço da Misericórdia – Terço dos homens

28/03 – QUARTA-FEIRA SANTA

“Bendita sejais, Senhora das Dores, ouvi nossos rogos, Mãe dos pecadores”

19h30 – Via-Sacra na Praça Afonso Pena – Participação de todas as Paróquias da Forania

TRÍDUO PASCAL

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa Vespertina da Ceia o Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com o Domingo da Ressurreição.

29/03 – QUINTA-FEIRA SANTA

“A Eucaristia é a força dos que caminham, é a experiência pascal na Comunidade”

9h – Santa Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana.

20h – Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, desnudação do Altar, translado do Santíssimo Sacramento. Adoração silenciosa.

30/03 – SEXTA-FEIRA SANTA

“Na entrega da Cruz, Cristo manifesta seu amor e misericórdia pela humanidade”

15h – Solene Ação Litúrgica: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. Procissão com as Venerandas Imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, exposição das Venerandas Imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

31/03 – SÁBADO SANTO

“O Cordeiro imolado vive, a vida se refaz, aleluia”

Pela manhã a Igreja se coloca em Vigília de Esperança junto à Mãe Dolorosa.

19h – Bênção do Fogo Novo no pátio da Basílica. Solene Vigília Pascal.

01/04 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

“Páscoa Sagrada, ó festa sem igual, a Cruz foi exaltada e a morte derrotada”

8h30 – Santa Missa na Basílica

9h – Santa Missa na Capela São José – Turano

11h30 – Santa Missa na Basílica

19h30 – Santa Missa na Basílica

“O Senhor ressuscitou verdadeiramente, como havia predito! Ele, que venceu as trevas do pecado e da morte, conceda paz aos nossos dias.

Feliz Páscoa!”

* Com informações de Jussara de Barros, graduada em Pedagogia

Artigo anteriorHoje a Igreja celebra o Quinto Domingo da Quaresma
Próximo artigoQual é o verdadeiro sentido das palmas do Domingo de Ramos?