O Santuário Basílica de São Sebastião divulgou, durante a Missa das 11h30 deste domingo, 27, o cartaz da festa do Círio de Nazaré 2020 que será realizada no dia 11 de outubro, na Tijuca, cujo tema é “Ave Maria, Cheia de Graças”. A edição deste ano não terá as duas procissões mas uma programação enxuta por causa da Covid-19 – a luminosa, que sairia da Capela do Santuário da Medalha Milagrosa no sábado, 10 de outubro, e a grande procissão do domingo, pela manhã. Neste  dia, será realizada a bênção motorizada, após a Missa das 10h, no mesmo trajeto da procissão da corda.

">
27 de setembro de 2020

Frades Capuchinhos divulgam o cartaz da Festa do Círio de Nazaré 2020

No dia 11 de outubro será realizada bênção motorizada, após a Missa das 10h, no mesmo trajeto da procissão da corda

DSC_2353

Frei Dálvio José exibe o cartaz, ladeado pela equipe organizadora da festa do Círio de Nazaré na Tijuca

Por Emilton Rocha / Pascom

O Santuário Basílica de São Sebastião divulgou, durante a Missa das 11h30 deste domingo, 27, o cartaz da festa do Círio de Nazaré 2020 que será realizada no dia 11 de outubro, na Tijuca, cujo tema é “Ave Maria, Cheia de Graças”. A edição deste ano não terá as duas procissões mas uma programação enxuta por causa da Covid-19 – a luminosa, que sairia da Capela do Santuário da Medalha Milagrosa no sábado, 10 de outubro, e a grande procissão do domingo, pela manhã.

Entendendo o cartaz

“Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”.  A oração começa com a saudação do Anjo Gabriel a Maria, quando ele foi anunciar que a Virgem Santíssima seria a Mãe de Jesus. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste a graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai, Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó.” (Lucas 1: 28-33).

Essa passagem mostra o poder da Virgem Maria, que foi agraciada por Deus, sendo filha do Criador, Mãe de Cristo e esposa do Espírito Santo. Podemos observar que o nosso Pai a escolheu para interceder por nós. Foi confiada a Ela a grande missão de ser a Mãe do Salvador. Assim, quando iniciamos essa poderosa prece, automaticamente estamos chamando Maria para nos auxiliar e interceder por nossos passos. Ela vai nos conectar com a Santíssima Trindade e nos proteger, exercendo seu papel de Mãe. Podemos observar ao fundo da imagem o altar-mor de nossa Basílica . Na parte superior, o Espírito Santo.

Em comunhão com a Basílica de Nazaré em Belém compartilhamos o mesmo tema para as Festividades do Círio no Rio de janeiro. Os anjos anunciam através das faixas o tema anunciado. E na parte central a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A arte é de Frederico Araújo.

Programação

2 de outubro (sexta):

18h – Início da Novena com tema “Ave Maria, Cheia de Graças”;

9 de outubro (sexta):

18h – Apresentação do Manto 2020;

11 de outubro (domingo):

Missas Comemorativa do Círio 2020 às 7h, 8h, 9h, 10h, 11h30, 17h e 18h30;

- Benção Motorizada após a Missa das 10h, no mesmo trajeto da procissão da corda

- Sorteio da Imagem ao final da missa das 11h30

- Delivery de Vatapá Paraense e doce de cupuaçu (a confirmar)

clear