Basílica de São Sebastião celebra a Semana Franciscana de 28 de setembro a 4 de outubro

Este ano os animais serão abençoados também pelo sistema de drive thru, ou seja, sem que os bichos saiam dos carros

s fco de assisApesar das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, os frades capuchinhos do Santuário Basílica de São Sebastião prepararam uma ótima programação para celebrar a Semana Franciscana – de 28 de setembro a 4 de outubro –, com missas diárias, a celebração do Trânsito de São Francisco, a ser transmitido por uma live no sábado, 3, com a presença de fiéis na Basílica. No domingo, 4, domingo, das 10h às 11h, os frades estarão abençoando os animais das 10h às 11h e das 16h às 17h. Os bichos serão abençoados também no sistema de drive thru. Às 11h30 haverá a Solenidade de São Francisco de Assis, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordo Fratrum Minorum Capuccinorum, em latim, OFM Cap) é uma ordem religiosa da família franciscana, aprovada como um ramo da primeira ordem de São Francisco de Assis em 1517 pelo Papa Leão X. Ela São Francisco de Assis como pai e fundador. A Família Franciscana é dividida em três ramos principais: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM. Conv) e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM. Cap).

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

04102018mc04-8206816
A bênção dos animais este ano será feita também pelo sistema drive thru.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

Para efeito de registro, existem inúmeras curiosidades sobre a vida de São Francisco de Assis. Eis algumas: sua vida já foi celebrada nas artes, no drama, na poesia, na música, na literatura e na arquitetura; é o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”; utilizava palavras, símbolos e gestos habilmente para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo. Um dos exemplos é o sermão pronunciado na praça de Bologna (agosto de 1222), em que explicou os mistérios do Evangelho de uma forma atraente e persuasiva. Suas palavras e vestimentas restauraram a paz à cidade que estava dividida e conturbada; foi o criador do presépio, ao representar a partir de figuras vivas como foi o nascimento de Jesus; em 1225 São Francisco compôs o cântico das criaturas também conhecido como Cântico do irmão Sol. A penúltima estrofe sobre perdão e amor, escrita um ano depois, impediu o início de uma guerra civil.

A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FRANCISCANA

28/9 – Seg – Abertura da Semana Franciscana, às 18h.

29/9 – Ter – Santa Missa, às 18h

30/9 – Qua – Santa Missa, às 18h

01/10 – Qui – Santa Missa, às 18h; às 19h30: Adoração ao Santíssimo Sacramento

02/10 – Sex – Santa Missa, às 18h. Primeira sexta-feira do mês: Bênção dos Capuchinhos; Missas: 8h, 10h e 18h, com bênção dos Capuchinhos a cada meia hora, até às 18h; às 15h: “Um Coração Que Pulsa por Você”, com apresentação de Frei Almir da Silva

03/10 – Sáb – Santa Missa, às 11h. Live: Trânsito de São Francisco de Assis, às 18h

04/10 – Dom – Missas às 7h, 8h30, 11h30, 17h e 19h30. Das 10h às 11h: Bênçãos do Animais; 11h30: Solenidade de São Francisco de Assis; Das 16h às 17h; 18h30: Solenidade de São Francisco de Assis, com todos os frades do Convento.

* Emilton Rocha, com Editora Cléofas

Artigo anteriorSanto do dia 29 de setembro / SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL
Próximo artigoTem início no Brasil a Semana Nacional da Vida